quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Princesa e o Sapo - As controvérsias

Eu não me lembro de um filme da Disney que tivesse tanta controvérsia antes do seu lançamento.
Quando começaram a elaborar o filme "The Princess and the Frog" este trouxe problemas para a Disney quando esta começou por formar a nova princessa negra com o nome "Maddy" (nome associado à classe baixa) e cuja profissão era ser uma criada. Algumas escolhas foram consideradas por muito como "racistas" e por isso a Disney fez grandes alterações na história e na nova princesa.


Portanto, desde o ano passado, que a princesa chama-se Tiana e quando a princesa apareceu com um dislumbrante vestido de gala as coisas acalmaram-se.


Contudo, este ano, após a revelação do seu principe latino, a controvérsia voltou por este não ser negro também.

Mas quem é que se importa com estas coisas? Seguramente as crianças é que não. Elas apenas querem ver um filme divertido, com aventura e com um final feliz, indepedentemente da cor da pele das suas personagens.

O filme estreia nos Estados Unidos a 11 de Dezembro deste ano.

6 comentários:

Diana Marques disse...

Eu até acho que se as personagens fossem verdes ou azuis às pintinhas, elas ainda iam achar mais engraçado!!

Patrick D. disse...

Concordo plenamente com ambas.
Os adultos esquecem-se do que é ser criança. Esquecem-se que são eles que causam o preconceito e a discriminação que as crianças há as vezes, aprendem desde novas.

Eu acho ainda mais ridículo o facto de no Reino Unido haver uma associação de mulheres que pretende mudar os nomes de certos contos de fada (eg. Branca de Neve e os Sete Anões) e até banirem alguns. Acham que as crianças ficam expostas a histórias horrendas e isso as leva a ficar 'traumatizadas'.
Pois, porque eu e a minha irmã morriamos de medo a imaginar que os nossos pais nos iam levar num passeio e deixar-nos no meio de um bosque, para uma velha jarrêta vir e nos prender numa cela, para nos engordar e comer...
Ou que um 'ganda' loubo ia comer a nossa Avó, e vestir-se nas roupas dela...
Sinceramente...
Há pessoas muito estúpidas à face da terra...

Diana Marques disse...

Tens razão. Gerações e gerações de miúdos que viram estes filmes e nunca se passou nada, mas as crianças do século XXI, coitadas, vão ficar traumatizadas com estas coisas... é uma estupidez. As crianças só estão interessadas em ver desenhos animados.

As pessoas que encontram estes "problemas" nos desenhos animados, deviam era estar preocupados com coisas mais importantes, como o facto de ainda haver crianças que não podem brincar com uma simples boneca ou com uma bola de futebol, quanto mais ver desenhos animados...

Bia disse...

Que absurdo!
O que vai mudar na história se a princesa for negra, loira, ruiva, oriental ou índia?
Eu adoro os filmes da Disney e acho mesmo que por eles serem influenciadores diretos de crianças, estes desenhos deveriam dar o exemplo de que todo mundo pode sonhar e viver o sonho um dia, não importa a etnia, idade ou lugar onde vive.

Bjs

Parabéns pelo blog!

Bia
Livros de Bia

Patrick D. disse...

Diana: Exactamente...
Se se preocupassem mais com as coisas que de facto traumatizam as criacas e com tudo que realmente esta de errado no mundo, em vez de se enchofrarem com factos completamente sem importancia (p'ras criancas, que nao sao racistas/discriminadoras, sem lhes ser ensinado isso primeiro), faziam mais bonita figura.

O mundo esta completamente doido com o 'Political Correctness'...

E simplesmente patetico...

Unknown disse...

Aí é que está a questão...para uma criança negra que vê D.A. questiona sempre a mãe porque todas as princesas são loiras ou morenas e nunca africanas? Porque há poucas barbies afros? Uma criança pode não ser racista mas começa desde cedo a ver as diferenças que existem entre as cores das pessoas nos D.A., porque o negro é sempre o criado? Ou o guerreiro forte e assassino? Ou o que recebe ordens? Pois já pensaram nisso? As crianças fazem PORQUÊS, ok a vida não é bela e começam desde cedo a ver as diferenças que existem na sociedade, mas a ideia por traz das pessoas reclamaram tanto com isso tudo é a luta pela igualdade..o que L.King tanto almejava e conseguiu tanto pelos negros, no entanto ainda há muito para fazer. A princesa negra só foi criada por causa de Obama só isso, não foi no intento de diminuir a discriminação. Mas porque criar uma princesa negra de vestidinho e num castelo? Não existem princesas em África? Será que ela não deveria estar, tal como as historias sobre os índios, asiáticos, etc no seu habitat natural?Haveria menos controvérsias se fosse um E.T. sim...e depois de ver o D.A. ele é fraco..a história é fraca..é dos piores da Disney que já vi...e eu gosto dos D.A. da Disney e muito....não há mal nenhum em mostrar as crianças que sim o negros tem uma vida dificil..tem de trabalhar muito...se o nome é de uma criada..Maddy isso é porque os negros tem lutado por longos anos...sem parar...e continuam a lutar...Isso tudo porque os Europeus sentiram-se no direito de invadir terras e fazer dos outros escravos...de tirar tudo o que podiam tirar delas...e continuam a fazer o mesmo...num método diferente somente isso...