domingo, 19 de junho de 2011

Christopher Paolini e o 4º Livro


Christopher Paolini recebeu no mês passado um record do Guinness por ser o mais jovem autor a ter vendido mais livros a nivel mundial com a sua série "Ciclo da Herança". Este record foi estabelecido apenas com a venda dos primeiros 3 livros da série (Eragon, Eldest e Brisingr).





O 4º Livro da série, "Inheritance", irá sair em inglês a 8 de Novembro 2011.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Juliet Marillier em Portugal

Juliet Marillier, a escritora da fantástica trilogia Sevenwaters, vai mais uma vez visitar o nosso país para o lançamento do seu último livro "A vidente de Sevenwaters". A escritora irá estar com os fãs no dia 4 de julho (organização pelo site "Mundo Marillier").

A Sessão de lançamento do livro terá lugar no dia 6 de Julho, às 18:30 na Fnac do Colombo e a escritora estará presente.

A editora dos livros mudou e passou a ser a "Planeta Editora". Existe alguma controvérsia em relação à nova capa dos livros uma vez que não vai de encontro às capas anteriores. Alguns fãs consideram-na muito na onda do "twilight" e do "hush hush". Eu só espero que o conteúdo seja tão bom quanto o último livro que li da escritora.

A capa americana:























A capa portuguesa:

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Leitura de Maio - ClaudiaV

1- "A Senhora de Shalador", de Anne Bishop (Em inglês, "Shalador's Lady") - 8º livro passado no mundo das Joias Negras

É sempre bom ler um livro da Anne Bishop nem que seja para revermos por momentos personagem que nos são tão queridas ao nosso coração. Ver a relação do Daemon, Jaenelle, Lucivar, Saetan, dão logo outra vida ao livro e só por isso vale apena lê-lo.

Contudo, este livro centra-se mais na senhora Cassidy e na sua formação de uma corte e essa parte foi um pouco aborrecida. Achei que havia demasiado protocolo, demasiada informação que eu não precisava de saber e faltou-lhe um pouco mais de acção e mistério.


2- "Alice eu fui", de Melanie Benjamin (em inglês "Alice I have Been)

Estava com curiosidade em relação a esta biografia romanceada uma vez que "Alice no país das maravilhas" sempre foi uma das minhas histórias favoritas. Gostei do livro, mas não adorei. Talvez as biografias não façam o meu género, mas o certo é que a personagem não se apegou no meu coração. Em termos históricos é um retrato muito bom de uma época e muito bem contado.


3 - "Fire Dancer" de Victor Kelleher (Só existe em inglês)

Este livro é um dos favoritos do Patrick e supreendeu-me pela positiva. O inglês lê-se muito bem e a história prende-nos logo desde o inicio. A história de 2 jovens, Ivan e Jolie, que ao viajarem no tempo ficam acidentalmente presos na época dos homens das cavernas. Uma época em que num clã as mulheres faziam umas coisas e os homens outras. Ivan e Jolie desafiam as tradições e tentam adaptar-se a um mundo tão estranho e assustador. Adorei o final que me surpreendeu.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Leitura de Maio - Paula


1 - "To Sir Phillip with love" de Julia Quinn - O texto na contracapa do livro não tem muito a ver... o livro em si é muito mais interessante do que o textinho deixa parecer. Tem de tudo: miúdos difíceis, irmãos da moça zangados, beijos na estufa, baldes de farinha a caírem...


2 - "
The Viscount who loved me" de Julia Quinn - o livros das turras ou das atracções fatais, moral da história: nunca se deve dizer nunca.




3 - "The Duke and I" de Julia Quinn - e lá continuo eu na serie Bridgerton, este é o primeiro da serie e interessante o suficiente para apelar aos outros!




4 - "Lady Whistledown strikes back" - Julia Quinn, Suzanne Enoch, Karen Hawkins, Mia Ryan - é uma livro colaboração com quatro histórias e um enredo central. Mesmo por as escritas irem mudando é meio estranho embora o enredo principal seja interessante.



5- "A Herança Bolena" (em inglês, "The Boleyn Inheritance") de Philippa Gregory - A história vai sendo contada pelas três personagens principais, as duas esposas que se seguiram à Anne Boleyn, a Anna de Cleves e a Catherine Howard e a última a aia que foi acompanhando as rainhas, a principal testemunha do julgamento da Anne Boleyn e a sua cunhada, Jane Boleyn. o livro acompanha bem os acontecimentos da época sem adornos e sem torcer o que realmente aconteceu, mas tendo mesmo assim uma grande perspectiva das ambições e sonhos das personagens.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mini Serie de "Deuses Americanos" e filme de "The graveyard book"

A HBO está a desenvolver uma minissérie baseada no livro Deuses Americanos (American Gods), de Neil Gaiman, cuja previsão de estreia aponta para 2013.

O livro ganhou os prémios Hugo, Nebula, Locus, Bram Stoker, World Fantasy e Geffen.

Também do mesmo autor, o livro "A Estranha vida de Nobody Owens" (em inglês, The Graveyard Book) será futuramente transformado num filme, mas ainda não existe data de estreia.

Harry Potter e os Talismas da Morte - 2º parte - Trailer


O final da Saga "Harry Potter" estreia dia 14 de Julho em Portugal


Amanhecer 1º parte - Trailer

1º parte do livro "Amanhecer" de Stephanie Meyer estreia em Novembro em Portugal.

domingo, 5 de junho de 2011

Leitura de Maio - Diana

1- O Autenticador, de William M. Valtos. A ideia parecia-me boa, mas o autor acaba por se dispersar em descrições psicológicas, o ritmo é lento e o livro só acaba por ser mais interessante no final, quando tudo se descobre.





2- A Biblioteca da Morte, de Glenn Cooper. A história é interessante, é passada em três alturas diferentes, mas só no fim é que acabamos por perceber o que é que liga essas épocas todas e qual o segredo que todos parecem querer esconder. Claro que a época de que mais gostei foi aquela em que a história se passa em Inglaterra, na Idade Média...hehehe



3- A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak. Este livro foi um dos melhores que li até agora, este ano. Passa-se durante a 2ª Guerra Mundial, na Alemanha, e conta a história de Liesel, uma rapariga que tem o estranho hábito de roubar livros. As personagens estão super bem conseguidas, porque a sua humanidade é tal que sentimos as suas alegrias e as suas tristezas. É narrada pela Morte, que é irónica, com observações bastante pertinentes e que põe o leitor a pensar sobre diversos assuntos. Adorei este livro e recomendo a todos! Acabei de o ler ontem, por isso a minha opinião completa está aqui: http://papeiseletras.blogspot.com/2011/06/rapariga-que-roubava-livros-opiniao.html

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alice eu fui - Excertos

"Alice eu fui" de Melanie Benjamin

Contracapa: Alice eu fui é uma biografia romanceada de Alice Liddell, a criança que inspirou o grande clássico da literatura infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas. É a primeira vez que a história é contada do ponto de vista irreverente da própria Alice - agora uma octogenária que olha em retrospectiva para o seu passado e reflecte sobre a jornada extraordinária que foi a sua vida para além do País das Maravilhas - e mostra-nos como o facto de ter sido a jovem protagonista mais famosa da história da literatura afectou toda uma vida que atravessa as eras vitoriana e eduardiana, desde os tempos passados em Oxford, aos amores tumultuados de Alice, pretensamente cortejada por um elemento da realeza, e aos conturbados últimos anos da sua vida, passando pela história encantatória de um mistério de infância que levou uma vida inteira a resolver. Com uma intriga bem construída, esta narrativa explora a natureza elusiva e indecifrável do amor e da sexualidade, presentes na psique humana desde a infância, e ajuda-nos, através dos factos narrados, a compreender os assombros e os abismos, as passagens para o outro lado do espelho. História de amor e mistério literário, esta obra entretece com brilhantismo factos e ficção para captar o espírito apaixonado de uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Excertos

"Mas, ó minha querida, eu estou farta de ser Alice no País das Maravilhas. Parece-te ingratidão da minha parte? E é. Só que estou mesmo farta."
(Cuffnells, 1932 - pag. 13)

"A minha mãe riu-se. - Está claro que não! As minhas filhas não haverão de se casar com professores universitários. As minhas expectativas vão muito para além disso! - Com certeza. Eu ficaria desapontado se esperasse o contrário... São umas pérolas. E, por conseguinte, só deveriam ser leiloadas pela proposta mais alta. Fiquei muito confusa. Só os escravos eram vendidos em leilão, e havia muito tempo que a escravatura fora abolida."
(Oxford, 1859 - cap.2 - pag. 49)

"- Era uma vez uma menina chamada Alice - começou ele. - Oh! - Não me consegui conter. Mr. Dodgson já nos contara centenas de histórias, histórias nas quais reconhecíamos, mesmo que fossem absurdas, outras pessoas. Mas era a primeira vez que dava o nosso nome a uma personagem. Ofereci-lhe um sorriso, à espera. A Ina baixou os olhos para o colo, a sua expressão furiosa. - A Alice começava a ficar muito farta de estar sentada ao lado da irmã na margem - prosseguiu ele, sem dar um nome à irmã, para meu perpétuo deleite."
(Oxford, 1859 - cap. 4 - pag. 89)

"Meu querido amor, Estou morta de preocupação por sua causa. Sinto-me obrigada a manter um ar digno e distanciado, expressando a minha leve apreensão, pois, naturalmente, enquanto filha do Decano, deveria ficar convenientemente desejosa por receber notícias da sua saúde. Todavia, "convenientemente desejosa" não chega nem de perto nem de longe para revelar a angústia que me vai na alma. Anseio por estar ao seu lado; invejo os médicos que têm o privilegio de cuidar de si. Oh, oxalá fosse a minha mão a limpar-lhe a testa, a segurar a sua, a dar-lhe a comer sopas nutritivas! Entende agora o meu desespero? É capaz de imaginar Miss Alice Liddell a carregar uma terrina de sopa entre as suas mãos alvas como os lirios?"
(Oxford, 1875, cap. 9 - pag. 173)