sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Leitura de Janeiro - ClaudiaV


"
Os Jogos da Fome", de Suzanne Collins - Livro 1 da trilogia "Os jogos da Fome"

Estava com a expectativa um pouco elevada para este livro e não fiquei desapontada. O livro está dividido em 3 grandes capítulos: 1- os tributos, 2 - os jogos, 3 - o vencedor.
Na parte 1 torci o nariz, duvidando se seria mesmo bom, mas a partir do momento em que o capitulo 2 começa, em que dá-se o inicio dos jogos é quase impossível pousar o livro, pois queremos saber o que vai acontecer à Katniss e como ela se vai safar e quem irá vencer. Assim acabei por lê-lo em apenas 3 dias. E o final foi inteligente e surpreendeu-me.
A única coisa que me irritou um pouco neste livro foi a indecisão da personagem principal em relação aos seus sentimentos. Ela gosta do Gale (o seu companheiro de caça), mas também tem um carinho especial pelo Peeta, e parece não querer ficar com nenhum. Aliás, ela diz várias vezes que não pretende casar, nem ter filhos. Assim, terminei o livro com a esperança que ela crescesse e amadurecesse um pouco mais no livro 2 e que a autora apostasse no romance para prender um pouco mais o leitor.
Gostei muito do livro, foi como uma lufada de ar fresco numa noite quente de verão.


"Em Chamas", de Suzanne Collins - Livro 2 da trilogia "Os jogos da Fome"

Tal como o livro 1, encontra-se dividido em 3 capitulos: 1- A faisca, 2- o quarteirão, 3 - o inimigo.
A primeira parte não me seduziu, tal como me tinha acontecido no livro anterior, mas a partir do momento em que existem novos jogos a curiosidade recomeça e a leitura compulsiva também. Peeta torna-se a minha personagem favorita pois ficou muito mais interessante neste livro 2 e a meio da história decido de que se a Katniss não ficar com ele que isto me vai desapontar e muito.
O livro termina num ponto de viragem em que o final mais uma vez surpreende (o que é bom). No livro 1 o final é claro, mas neste livro 2 não. Temos de começar a ler logo o 3 se queremos saber como toda a história irá terminar e qual vai ser o futuro das personagens.


"Charlie e a Fábrica de Chocolate", de Roald Dahl

É um livro delicioso que li todo numa tarde de domingo. Muito melhor que o filme (que eu já tinha visto), conseguiu cativar-me e manter-me presa à leitura. Surpreendeu-me com os inteligentes doces que são criados na fabrica de chocolate e as suas personagens têm carácter e estão bem delineadas.
As ilustrações estão bem giras e adequam-se ao conteúdo do livro.
Gostei muito e acho que todas as crianças que o lerem vão adorar.
Desvantagem: contínua vontade de comer doces enquanto o estamos a ler.


Sem comentários: