sábado, 31 de outubro de 2009

TRILOGIA - MUNDOS PARALELOS- excertos

TRILOGIA - MUNDOS PARALELOS


LIVRO 1 - OS REINOS DO NORTE - A Bussola Dourada


"-Lyra! Que raio estás a fazer aqui?
- Solte-me e eu digo-lhe!
- Primeiro parto-te o braço. Como te atreves a entrar aqui?
- Eu acabei de lhe salvar a vida!
Ficaram ambos calados por um momento, a rapariga contorcendo-se com dores, mas esforçando-se para não gritar, o homem inclinado sobre ela, ameaçador como um trovão."
(Pag. 20, cap. 1 - A garrafa de vinho Tokay)

"- Há muito trabalho para o qual preciso de ajuda.
- Eu posso trabalhar!
- E é possivel que tenhamos de viajar.
- Não me importo. Vou a qualquer lugar.
- Mas pode ser perigoso. Pode ser que tenhamos de ir ao Norte.
Lyra ficou sem fala. Por fim conseguiu perguntar: - Em breve?
A Sra. Coulter riu e respondeu: - Possivelmente. Mas sabes terás de trabalhar muito. Tens de aprender matemática, navegação e geografia celestial."
(Pag. 70, Cap. 4 -0 Aletiómetro)

"-São pássaros? - perguntou ela.

- São feiticeiras - respondeu o urso.

- Feiticeiras! O que é que elas estão a fazer?
- Voando para a guerra, talvez. Nunca vi tantas juntas ao mesmo tempo."
(Pag. 184, Cap. 12 - O rapazinho perdido)

"Algures, do outro lado, está a origem de todo o Pó, de toda a morte, do pecado, da miséria, da destrutividade. Os seres humanos não conseguem ver uma coisa sem desejarem destruí-la, Lyra. Isso é o pecado original. E eu vou destruí-lo. A morte irá morrer."
(p. 323, Cap. 21- As boas vindas de Lord Asriel)

LIVRO 2 - A TORRE DOS ANJOS


"-Eu não tenho um génio - respondeu. - Não percebo o que queres dizer com isso. - Depois continuou: - Ah! Isso é o teu génio?

A rapariga levantou-se devagar. O arminho enroscou-se-lhe em volta do pescoço e os seus olhos negros nunca se desviaram da cara de Will.
- Mas tu estás vivo! - continuou Lyra, meio desconfiada. - Tu não estás... não estás...
- Eu chamo-me Will Parry - interrompeu ele. - Não percebo o que queres dizer com essa história dos génios. No meu mundo a palavra génio significa... significa demónio, uma coisa maligna. "
(p. 25, Cap. 1 - O gato e as faias-brancas)

"- Estamos à procura de uma criança - disse Serafina - uma menina do nosso mundo. Chama-se Lyra Belacqua, mas também usa o nome de Lyra Silvertongue. Mas onde ela poderá estar, no mundo inteiro, não fazemos ideia. Não viu, por acaso, uma rapariga estranha, sózinha.
- Não. Mas vimos anjos, no outro dia, dirigindo-se para o Pólo.
- Anjos?
- Exércitos deles no ar, armados e brilhantes. Não têm sido vistos com muita frequencia nos ultimos anos, embora no tempo do meu avô passassem com frequencia por este mundo, ou pelo menos era o que ele contava."
(p. 119, Cap. 6 - Voadores Resplandescentes)

"- Que raio são aquelas coisas? - perguntou.
- As pessoas chamam-lhes Espectros.
- O que é que fazem, exactamente?
- Já ouviu falar de vampiros?
- Sim, em histórias.
- Os espectros alimentam-se como os vampiros se alimentam de sangue, mas para os espectros o alimento é a atenção. Um interesse consciente e informado do mundo. A imaturidade das crianças é-lhes menos apelativa."
(pag. 232, Cap14 - A ravina de Álamo)

LIVRO 3 - O TELESCÓPIO DE ÂMBAR


"(...) - e, portanto... as pessoas tornam-se anjos quando morrem? É isso que acontece?
- Nem sempre. Não, na grande maioria dos casos...Muito raramente.
(...)
-Mas como é que as pessoas se tornam anjos?
- Qual é a finalidade dessa especulaçao metafisica?
- Eu quero saber. "
(pag. 22, Cap 2 - Balthamos e Baruch)

"- Em quantos mundos consegues entrar com a faca? - perguntou Tialys.
- Em tantos quanto houver - respondeu Will. - Nunca ninguém teve tempo suficiente para descobrir."
(pag. 152, Cap. 14 - Descobrir o que é)
"- Agora estamos mortos? - perguntou Will ao barqueiro.
- Isso não faz qualquer diferença. - respondeu. - Alguns vêm até aqui sem nunca acreditar que estão mortos. Insistem durante todo o caminho que estão vivos, que foi um engano, alguém será responsabilizado; não faz diferença. Há outros que desejam morrer enquanto estavam vivos, pobre almas; vidas cheias de dor e miséria; suicidaram-se por um possível descanso abençoado e descobriram que nada tinha mudado a não ser para pior, e desta vez não havia fuga; não podiam voltar a viver."
(pag. 246, Cap. 21 - As Harpias)

"- O que é que queres? - perguntou o Padre Gomez sem se mexer.
- O que é que eu quero? Quero matar-te, mas nao tenho força para isso.
- Mas tu és um anjo?
- O que é que isso importa?
- Talvez tenhas cometido um erro. Pode ser que estejamos do mesmo lado.
- Não, não estamos. Eu tenho-te seguido. Sei de que lado estás... não, não, não te mexas. Fica aí.
- Não é demasiado tarde para te arrependeres. Até os anjos podem fazer isso. (...) "
(p. 398, Cap. 32 - Para além das colinas, ao longe)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CONTO STEPHANIE MEYER - em português

A Bertrand publicar no dia 20 de Novembro um livro de contos intitulado "Danças Malditas" e um dos contos foi escrito pela Stephenie Meyer. Podem ver o inicio do conto AQUI


Com o titulo original de "Prom Nights From Hell: Five Paranormal Stories: Paranormal prom stories from five hot authors" ou seja "Noites de baile do Inferno - 5 histórias paranormais" só podemos esperar boas histórias.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - Outubro

Eu - Li pela primeira vez o classico juvenil "Ivanhoe" de Sir William Scott.

Gostei muito do livro. Já há muito tempo que não me debruçava sobre a época medieval e já nem me recordava do quanto gostava desse tema. A leitura é fácil e os diálogos são divertidos. O único senão do livro foi o amargo de boca que me deixou o final do livro, gostava que tivesse sido diferente.

"Dime Store Magic" – Kelly Armstrong
Não havendo a tradução para português, o Patric ofereceu-me este livro no meu aniversário uma vez que é um dos seus livros favoritos. Ao início estava um pouco reticente, especialmente porque já há algum tempo não lia um livro numa outra língua mas ao fim de poucas páginas apercebi-me que o inglês era fácil e bastante acessível.
Gostei muito da história e quando faltava 150 páginas para terminar tornou-se um verdadeiro prazer. Vou comprar definitivamente, no futuro, o livro seguinte.

"O telescópio de Âmbar"Philip Pullman
Comecei a lê-lo esta semana e estou naquela expectativa para ver o que vai acontecer. Desde o livro um que se fala da criança especial e até agora ainda não consegui perceber o que Lyra poderá fazer que influencie a humanidade. Estou um pouco reticente uma vez que sei que o autor não tem qualquer problema em matar personagens. A ver vamos.


MARTA - Terminou ler” O jogo do Anjo” de Carlos Ruiz Zafon
“Adorei a história, a sua escrita continua ser envolvente e com a sua dose de mistério. A única coisa que gostei menos foi o final...embora compreenda que o tipo de pacto que foi feito tinha que ter o seu custo...”



Depois li, "As Raparigas do Rosário" de Richard Montanari,
“Um thriller que me prendeu logo desde o início. Estava constantemente a fazer as minhas próprias teorias sobre quem era o assassino e os seus motivos....devo confessar que não acertei, mas acho que andava lá perto!”




Agora está no final de "Enxofre" de Douglas Preston e Lincoln Child.
“Já estava farta de ver livros deste autores à venda e decidi experimentar: é um género policial onde vão ocorrendo algumas mortes e em circunstâncias no mínimo estranhas, em que parece que a única explicação razoável é que o Diabo veio para reclamar as suas almas. Dois agentes tentam resolver o caso, que os vai levar até Florença e ao motivo por detrás das mortes. A história até tem o seu interesse, mas acho que o exagero em detalhes históricos retira a fluidez do livro e da própria acção. Já estou na parte em que está a explicar a razão por detrás das mortes e não está a ser muito interessante...mas vou ver se ainda reserva alguma acção no final!”


ZELIA - Leu um livro sobre a história verídica de uma rapariga que foi raptada por um pedófilo, e cujo título é "Tinha 12 anos, peguei na bicicleta e fui para a escola".
“Não o devia ter lido, houve partes em que até fiquei mal disposta.”




PATRICK – Leu: "Iron Kissed" (3rd Mercy Thompson novel) de Patricia Briggs
"Adorei este livro. Estou mesmo a adorar os livros de Briggs, mas este superou os dois anteriores da serie. Creio que o climax deste livro foi ainda mais empolgante que no livro anterior, pois nesse, as coisas acalmaram um pouco antes do fim.
Neste, cheguei mesmo a pensar que estava tudo perdido - embora conheça alguns factos sobre o quarto livro, que negavam parte dos receios. Mais acção, mais mistério, e ate mais sangue que no próprio conto centrado nos vampiros.Mal posso esperar ate para o ano, para ler o próximo.”


A seguir começou a ler "Marcada" P.C. Cast & Kristin Cast
“Estou a gostar, embora Zoey tenha acabado de chegar a Casa da Noite, portanto, ainda nao li muito.”






PAULA - Leu “Maria Antonieta” por Catalina de Habsburgo.
“Como o nome indica é uma biografia da rainha de França escrita por uma descendente. Gostei imenso do livro, dá mesmo a noção de como era a soberana e o seu rei, de todo o ambiente conflituoso da revolução francesa, relato dramático obviamente enquanto caminhava para o final. Enquanto o casal real era desprovidos dos seus títulos e dignidade tentavam educar os filhos, enquanto lá fora com maldade e alegria se cantava a prometida morte dos reis. Uma tragédia.”

Agora arranjou dois livrinhos de bolso que já tou a ler:

"O Anjo mais estúpido" de Christopher Moore
"Ainda nem tinha acabado o primeiro capitulo já me dava para rir às gargalhadas! Se for espectacular como o "Minha Besta" (do mesmo autor) vou adorar. "

E também a ler "Boneca de Luxo"(Breakfast at Tiffany's) de Truman Capote.
“Estava à espera que a história fosse mais parecida ao filme, mas o que está escarrapachado no filme são mesmo só alguns diálogos, Hollywood teve de dar um ar um mais ligeiro e romântico à coisa, e à personagem principal, essa então sofreu cá uma transformação! Mas gosto do filme e do livro, se bem que o livro tem mais realidade (e contexto social) o que equivale a mais drama. Pelo menos Hollywood manteve os sentimentos das personagens, alguns e algumas (que há personagens que no filme que perdem a importância em relação ao livro)."

MARIA - Leu:
A Luz” de Stephen King.
“Uma obra fabulosa com terror, de cortar a respiração sem vontade de parar. Para quem nunca tinha lido um livro abordando este tipo de terror (nem filmes de terror gosto de ver! ) foi deveras surpreso positivamente”

Nómada” de Stephenie Meyer
“Já tinha lido livros onde seres de outro(s) mundo(s) chegam ao este planeta azul, mas apesar de em determinado momento ter estado um pouco desinteressada nos acontecimentos narrados, lá houve um acontecimento que permitiu a reviravolta e, devorei o livro em quatro dias, Com aquele final, se houver continuidade, lá terei que lê-la.”


O Segredo de Cibelle” de Juliet Marillier
“Foi o sexto livro que li da Julieta, e dei por mim a pensar que já chega, existe tantos outros escritores para conhecer. Marillier é deveras excepcional nas suas obras onde o meu eleito - uma obra prima - foi o "filho das sombras" depois de uma agradável surpresa da filha da floresta.”

“Crepúsculo” de Stephanie Meyer
"Foi a curiosidade porque também os meus alunos tinham lido e já liam a LUA NOVA diziam-me: professora leia porque é tão romântico (sexo feminino) e é fantástico (sexo masculino). "





DIANA - Leu” Night” de Elie Wiesel que é prémio Nobel da Paz e sobrevivente de Auschwitz e Buchenwald. Gostou imenso. Indica que é um livro aconselhadíssimo a quem goste de ler testemunhos sobre o Holocausto.
“É um livro que fala da sua experiência enquanto judeu num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra Mundial. É assombroso, chocante e perturbador. Mas um "must" na literatura sobre o Holocausto. Em Night ele conta um pouco da sua experiência num livro cuja escrita é chocante, crua mas, mesmo assim, poética e profunda."

Depois leu “The King of Thieves”, de Michael Jecks.
“É um romance histórico bom, com intrigas políticas entre a corte inglesa e francesa, que era rival no século XIV, retrata o estilo de vida da população da cidade parisiense mas também a inglesa, as injustiças que são cometidas em favor do poder, seja ele monárquico ou religioso, mas também uma história de crime e mistério. Porém, a meio do livro já se sabe praticamente como o livro vai acabar, quem fez o quê, quem matou quem e porquê. Nesse sentido, o livro desiludiu-me um pouco, mas gostei.”


Entretanto começou a ler “Beloved”, de Toni Morrison. Este livro ganhou o prémio Pulitzer em 1988, e a autora ganhou o prémio Nobel da Literatura em 1993. Mas deixou-o de lado por agora...

"Há quase uma semana que estou com Beloved nas mãos e ainda não consegui chegar sequer à página 100. Pegar no livro já é o suficiente para me deixar sem vontade de o ler. Isto acontece porque provavelmente não estou na melhor altura nem com a disposição correcta para o ler devido à história, à linguagem, ao mundo a que ela invoca."

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Novos livros a Sairem!

O Site Bela Lugosi is Dead reuniu nuns posts algumas das novidades Editoriais, no mundo da Fantasia e do Fantastico, a aparecerem ainda este ano ou no inicio do ano de 2010. Dêem uma olhadela e já agora visitem o site para saber mais pormenores.


Um final de 2009 fantástico - Parte 1

Orbias - Fábio Ventura

Memórias de um Vampiro - Rafael Loureiro

Contos de Vampiros - de vários autores portugueses

As reflexões do Diabo - João Cerqueira e António Vilaça

As atribulações de Jacques Bonhomme - Telmo Marçal

Um final de 2009 fantástico - Parte 2

A Estirpe - Guillermo Del Toro

Drácula, o morto-vivo - Ian Holt e Drace Stoker

Clube de Sangue - Charlaine Harris
(3º livro da Saga "Sangue Fresco")

Academia de Vampiros - Richelle Mead

Furia - L. J. Smith
(3º livro da Série "Crónicas Vampíricas")

3 livro da série "Cirque Du Freak" - Darren Shan

Um final de 2009 fantástico - Parte 3

A corte dos Traídores (Titulo Provisório) - Robin Hobb
(3º livro da "Saga do Assassino)

The Shadow Queen - Anne Bishop

O Homem Pintado - Peter V. Brett

A Canção do Dragão - Anne MaCaffrey

Um final de 2009 fantástico - Parte 4

A Guilda dos Mágicos - Trudi canavan
(1º livro da trilogia "O Mágico Negro)

Os Cânticos das Valquirias - Éduard Brasey
(1º livro da Série "A Maldição do Anel")

Acheron - Sherrilyn Kenyon
(15º livro da Série "Predadores da Noite")

Prazer da Noite - Sherrilyn Kenyon
(2º Livro da Série "Predadores da Noite)

A Cidade dos Ossos - Cassandra Clare
(1º Livro da Série "Caçadores de Sombras")

Ghostgirl - Tonya Hurley

Mecânica do Coração - Mathias Malzien

Bloodfever - Karen Marie Moning
(3º Livro da Série "Fever")

A Lenda de Sigurd e Gudrún - J. R. Tolkien

Senhor da Noite - Carla Ribeiro

O Mapa do Tempo - Felix J. Palma

O problema vai ser mesmo escolher entre tantos! Boas leituras!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Promoção PACK Sangue Fresco - Saída de Emergencia





É mesmo de aproveitar!


Relembro também que o terceiro livro da Série de Charlaine Harris, intitulado de "Clube de Sangue", irá sair no dia 9 de Outubro.