sábado, 24 de dezembro de 2011

Leitura de Dezembro - Opinião

Demorei mais de 2 meses a ler os dois livros do George R. R. Martin e pelo meio intercalei com outra leitura. Não quis dar a opinião de cada em separado uma vez que em inglês estes dois livros são apenas um só. Por isso também só compro os livros 2 a 2.

Crónicas de Gelo e Fogo:

"A Fúria dos Reis" (livro3) + "O despertar da Magia" (livro4) = "A Clash of Kings" (em inglês)



Na realidade eu tinha começado o livro 3 em Junho de 2010, mas foi nesse mês que fui diagnosticada com cancro da mama e cheguei a uma altura que não consegui ler mais. O livro do George Martin requer um tipo de atenção que eu não conseguia ter na altura. Tanto nome novo, tanta gente, que comecei a me sentir perdida.

Então deixei-o de lado... e quando recomecei a ler dediquei-me a livros mais simples "Peter Pan", "O feiticeiro de OZ", reli o "Principezinho" ... mas o bichinho dos livros do George Martin estava cá e depois de ver a série (que me ajudou a relembrar de muita coisa) ataquei-os. Estava morta de curiosidade para saber o que acontecia aos Stark.

A primeira parte (livro 3) custou-me muito a ler. São introduzidas novas personagens (eu não sei como é que o escritor se orienta com tanta gente num livro, eu dava em maluca!), mas a trama demora a se desenvolver e, sempre que está interessante, ele muda de personagem, o que nos faz ter vontade de soltar capítulos para saber o que aconteceu (conheço quem o faça heheh). Além disso, as descrições sobre as comidas que estão em cima das mesas de banquete aborreciam-me. Mas lá para o final, algo acontece e pensamos "Desta não estava à espera!". O nome em Português "A Furia dos Reis" está bem adequado ao conteúdo... nunca esperava que tanta gente quisesse ser rei de alguma coisa!

E passamos para a segunda parte (livro 4) muito mais entusiasmados e com medo do que ele possa fazer às minhas personagens favoritas. O nome "O Despertar da Magia" também se adequa ao conteúdo uma vez que os elementos mágicos começam a ser um factor decisivo no desenrolar da vida das personagens.

O enredo: Sempre muito imaginativo, muito bem elaborado. Ele move as personagens como peões num tabuleiro de xadrez e de vez em quando surge um xeque-mate de que não nos tínhamos apercebido.

As personagens: Arya, Jon e Tyrion (o anão), continuam ser as minhas favoritas, apesar das novas que apareceram.

O bom bom deste livro é que não conseguimos imaginar o que vai acontecer a seguir (eu pelo menos nunca acerto). Vamos ver quantos Stark e quantos Lannisters ficam vivos quando esta série terminar!

Sem comentários: