quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

The Graveyard - Neil Gaiman



O novo livro de Neil Gaiman, "The Graveyard" ganhou a medalha de Newbery da Associação de Bibliotecas da América e além disso vão ser alvo de adaptação para o cinema pelo director Neil Jordan (o mesmo director de "Entrevista com um Vampiro")


A história centra-se numa criança que consegue escapar de ser assassinada e se refugia num cemitério onde acaba por ser adoptada pelos seus sinistros habitantes.





sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sugestões para o Fim De Semana

Num fds chuvoso, como o que está em Portugal, que tal alugar uns filmes para ver em casa. Aqui ficam algumas sugestões:

AS CRONICAS DE SPIDERWICK



AS CRONICAS DE NARNIA 2 - PRINCIPE CASPIAN



e porque não ver um bem antigo?

A HISTORIA INTERMINÁVEL


Os 100 melhores livros ingleses de Sempre

Segundo a revista "Time"

http://www.time.com/time/2005/100books/the_complete_list.html

Da lista... só ainda li:

The Lord of the Rings - J.R.R. Tolkien

E voçês?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - JANEIRO (continuação)

Marta – Acabou de ler a “Anatomia do Segredo” de Leslie Silbert e diz que é um livro interessante de espionagem renascentista e actual. Gostou particularmente da espionagem do tempo da Rainha Isabel com os primeiros espiões Ingleses.



Depois leu o “O pântano da meia-noite” de Norah Roberts. Como ela mesmo diz: “Nunca tinha lido esta autora e surpreendeu-me bastante, é uma leitura muito envolvente e cheia de sensualidade. Adorei! Esta autora tem uma trilogia, entre outras, a Trilogia das 3 Irmãs, que uma amiga já leu e adorou. Assim que puder vou-lhe pedir! Uma vantagem é que a grande maioria dos livros dela são da saída de emergência!!!!”


Agora está a terminar de ler acabar "A Bruxa de OZ" do Gregory Maguire e está também a adorar, especialmente a Elphana. E já tem preparado o seguinte “Herdeiro de OZ” do mesmo autor.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - JANEIRO

Eu - Acabei de ler “ A Joia Perdida” de Anne Bishop. Foi muito agradável votar a rever as personagens da triologia “As Jóias Negras”.
Mas uma coisa não percebo: o titulo. Acabei de ler o livro e perguntei-me… porque é que isto se chama “A Joia Perdida”? Ainda pensei que fosse alguma alusão à jóia de Jaenelle. Mas depois pensei… qual é o titulo disto em inglês? Resposta: Tagled Webs. Ah! Este sim faz sentido. (não percebo estas traduções)

Agora estou a meio da “A História Interminável” de Michael Ende e ainda não tenho uma opinião, anseio para ver onde é que aquilo vai dar.






Monica R. – Acabou de ler o meu livro “As Pedras de Áurea” e depois pediu-me tudo o que eu tivesse do segundo pois disse que queria saber mais (lá lhe entreguei as mais de 100 paginas que já tenho escritas e que ela devorou em 3 dias ou menos).

Aqui fica a opinião dela:

Claro que vais dizer que estou a gostar muito e que já estou a fazer o filme do que se poderia passar a seguir. Está bem construído, o enredo é muito interessante e não digo isto por seres minha amiga porque se não gostasse dizia que não gostava e pronto. Publicava este livro muito mais depressa do que o Eragon. Como não é muito descritivo é fácil de ler e de ficar enredada na história. As personagens são inovadoras, os humanos não são 100% humanos, e os seres fantásticos são fruto de uma grande imaginação. As reviravoltas são inesperadas, quando parecia que ela ia no bom caminho, o mundo dela dá uma volta. Apesar das descrições do espaço serem escassas, a descrição do espaço interior das personagens dá-nos uma ideia muito precisa do que lhes vai na alma. Já ri e já chorei... Eu recomendo e fico a torcer para que haja uma editora que agarre na ideia e também quero ver os agradecimentos que a autora vai fazer às suas amigas pela ajuda...”
(*** baba a cair-me para o teclado enquanto leio isto***)




Diana – Acabou de ler o “The Gathering” de Anne Enright e avisa já para não pegarem nele quando o virem numa prateleira...como ela diz: “nem sei como é que aquilo ganhou um prémio.”
Por isso, agora retomou a leitura da “Rainha das Trevas”, da Anne Bishop.
“Está a saber-me tão bem voltar à história daquelas personagens... já tinha saudades!!”








Cláudia F. – Está quase a terminar de ler “Equador” de Miguel Sousa Tavares e está a adorar. Depois disso vai começar a ler “Lua Nova” de Stephanie Meyer.







Paula (Gata Silenciosa) – Anda a ler o “Sebastian” de Anne Bishop. Está a gostar imenso, diz que a história prende e as personagens também.








Zélia – Está a ler "O Vampiro Armand" da Anne Rice.










Kyree – Recomenda a leitura de Kate MosseLabyrinth, em português com o titulo “O Labirinto Perdido”. Diz que é uma história linda!







Monica M. – Está a ler "O Parque de Mansfiel" de Jane Austen. Está a meio do livro e graças ao Youtube está a ver a série de 1999. Vai lendo e acompanhando a série ao mesmo tempo.
A única insatisfação com o livro aponta-se com a tradução. É que na tradução da editora Europa América além de traduzir o texto para português, deu-se ao trabalho de traduzir os nomes. (Ex: William é Guilherme, Edmund é Edmundo). O que não se justifica.


A série:

domingo, 18 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO” DE J.K ROWLING


O livrinho azul pequenino que apareceu nas livrarias tornou-se, só no mês de Dezembro, o livro mais vendido em 2008: 2,6 milhões de copias vendidas.


Alguém já ler os 5 contos do livro?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A JOIA PERDIDA - Excertos


- Vi o Príncipe Sadi quando vinha para aqui - disse Rainier ao entrar na sala de estar. - Parecia ter achado graça a alguma coisa.
- Vamos ver a graça que vai achar quando lhe puser os tomates numa picadora de carne! Sem os arrancar! (Surreal)
(p. 29)



“ – Quando era escravo de prazer em Terreille, acordava todas as manhãs a pensar em quem teria de matar nesse dia ou que tipo de jogo cruel teria de jogar ou se seria a minha vez de ser morto. A cada momento desperto, vivia no fio da navalha e afiava o meu próprio temperamento nessa lâmina. Merecia o epíteto de Sádico.
- E hoje em dia, o que mais te apavora?
- Sexo matinal.
Saetan deixou cair os livros.”
(p. 46)


“tuc. tuc. tuc. tuc. tuc. tuc. O dedo dela no ombro. Conhecia aquela cadência. Raramente vaticinava algo de bom.
- Estás a dormir? – perguntou Jaenelle.
- Mmmm. – Uma resposta evasiva. Podia conter qualquer significado.
tuc. tuc. tuc.
- Daemon?
Entreabriu os olhos.
- Quando temos relações, o teu pénis chora de gratidão?
Várias respostas passaram-lhe pela cabeça. Se optasse por alguma, acabaria a dormir nos aposentos do Consorte. Sozinho.”
(P. 71)


“ *Sabes, é melhor sairmos daqui inteiros* disse Rainier.
*Por mais alguma razão para além da razão óbvia de não desejar ficar aqui presa se me tornar demónia-morta? * perguntou Surreal, ainda a virar-se devagar enquanto estudava a sala.
*Queres ser tu a explicar ao Lucivar que não criaste um escudo antes de entrares numa casa desconhecida?
Ah, merda. Talvez ficar presa na casa não fosse assim tão desagradável.
*Arriscamos e não criamos escudos? * perguntou Rainier.
*Por agora. Vamos reunir o nosso rebanho de ovelhas imbecis e conduzi-las para a divisão do outro lado do vestíbulo. *
* Não são ovelhas imbecis; são crianças. *
* Foi o que eu disse. * "
(p.149)

"Um pequeno escaravelho preto rastejou para fora do ralo. Correu para a outra ponta da banheira, emitindo os sons próprios dos escaravelhos.
É só um, pensou enquanto tentava controlar a respiração. É só um e não consegue sair da banheira.
Um movimento chamou-lhe a atenção.
Outro pequeno escaravelho preto saiu do ralo.
E outro. E mais outro.
Fogo do Inferno, Mãe Noite e que as Trevas sejam misericordiosas.
Era capaz de meter as mãos num corpo coberto de lavas. Era capaz de cortar um homem com um machado embotado. Era capaz de esfolar um homem e nem sequer estremecer. Era capaz de apanhar uma cabeça que acabara de ser arrancada por um felino muito zangado e colocá-la num balde, ao passo que os guerreiros à volta dela nem sequer lhe quereriam tocar.
No entanto, não gostava de escaravelhos."
(p. 201)

"Lucivar parou junto ao portão e esperou pelos dois.
O sorriso indolente e arrogante. Os olhos vítreos. O temperamento explosivo a bailar a um passo da orla assassina.
- Lucivar - disse Dameon.
- Por seres meu irmão e eu gostar de ti é que vou deixar que me digas porque não te hei-de partir a cara.
- Lucivar - disse Jaenelle.
Estalou os dedos, apontou para Jaenelle e rosnou: - Não te metas, Gata. "
(P. 229)

" - Eu consigo aquecer sopa.
- Com certeza que consegues. -Uma vez que tentar ensinar-lhe algumas bases de culinária, não estava nada certo de que conseguisse.
Jaenelle semicerrou os olhos. *Já passaram muitos anos desde que rebentei com a cozinha. *
Embora o rapaz estivesse e fitá-lo de olhos arregalados, deu-lhe um beijo escaldante - e tirou-lhe a marmita de sopa das mãos. * Mais razão me dás para não corrermos riscos. Podes cortar o pão e o queijo*"
(P. 262)

Merchandising Twilight / Crepusculo












O DVD saí em Fevereiro nos EUA mas claro pode ser sempre encomendado com antecedência.- http://www.blogger.com/-%20http://www.amazon.com/Twilight-Sequels-Fantasy-DVD/b/ref=amb_link_7876112_3?ie=UTF8&node=1240753011&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=hero-quick-promo&pf_rd_r=0T3Y48FT5VWEF7XWN6B5&pf_rd_t=201&pf_rd_p=467201791&pf_rd_i=B001P5HRMI -

Tudo o que possam imaginar existe à venda. Estes são apenas alguns exemplos:

Perfume – http://www.cosmopolitan.com.au/twilight_yours_to_own.htm?rss=yes

Nokia - http://europe.nokia.com/A41421177

Merchandising (malas, pins, bonecos, porta-chaves) - http://www.cuernavilla.com/crepusculo-twilight-c-115.html

Jóias e relógios - http://jewellery-watches.shop.ebay.co.uk/items/?_nkw=twilight&_sacat=281&_fromfsb=&_trksid=m270.l1313&_odkw=twilight&_osacat=0

Figuras gigantes em cartão - http://www.forbiddenplanet.co.uk/#activePage=search&searchTerm=twilight+standup&searchCat=&searchMode=term&pagerPage=1&pagerTotalItems=5
Bolsa para as canetas - http://www.hottopic.com/hottopic/store/product.jsp?FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302036927&PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524442194316&bmUID=1231867271724

JACOB já tem musculos!

Vejam os musculos! Taylor Lautner tem mesmo trabalhado bastante para ser o Jacob no filme "Lua Nova" de Stephanie Meyer.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Excertos - O JOGO DO ANJO

“Um escritor nunca esquece a primeira vez em que aceita umas moedas ou um elogio a troco de uma história. Nunca esquece a primeira vez emque sente no sangue o doce veneno da vaidade e acredita que, se conseguir que ninguém descubra a sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de lhe dar um tecto, um prato de comida quente ao fim do dia e aquilo por que mais anseia: ver o seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente lhe sobreviverá. Um escritor está condenado a recordar esse momento pois nessa altura já está perdido e a sua alma tem preço.”
(p. 11 – primeiro parágrafo do livro. Também está escrito na contracapa)

“- Da próxima vez que quiseres salvar um livro, salvá-lo mesmo, não arrisques a vida. Dizes-me e eu levo-te a um lugar secreto, onde os livros nunca morrem e onde ninguém os pode destruir.
Ohei-os a ambos, intrigado.
- Que lugar é esse?
Sempere piscou-me o olho e brindou-me com aquele sorriso misterioso que parecia roubado a uma série do senhor Alexandre Dumas e que, ao que se dizia, era a marca da familia.
- Tudo a seu tempo, meu amigo. Tudo a seu tempo.”

(p. 50)

- Que posso fazer por si? – perguntei.
- Quero que trabalhe para mim.
- Perdão?
- Quero que escreva para mim.
- É claro. Esquecia-me de que o senhor é editor.
O estranho riu-se. Tinha um riso doce, de menino que nunca partira um prato.
- O melhor de todos. O editor por quem esperou toda a vida. O editor que o tornará imortal.

(p. 97)

- O senhor está com má cara – sentenciou.
- Indigestão – repliquei.
- De quê?
- De realidade.
- Ponha-se na fila – atalhou.

(p. 140)

Subi as escadas e Isabella a seguir-me como um cão fraldiqueiro.
- Costuma demorar sempre tanto tempo a tomar o pequeno-almoço? Não é que me faça diferença, claro, mas, como estive aqui quase três quartos de hora à sua espera, começei a ficar preocupada, pensei cá para mim se não se teria engasgado com alguma coisa, porque com a sorte que eu tenho, da unica vez que conheço um escritor de carne e osso, não seria de estranhar que uma azeitona lhe tivesse entrado no goto, e lá se ia a minha carreira literária por água abaixo – metralhou a rapariga.
(p. 196)

- Isabella, como é possivel que uma rapariga tão jeitosa como tu não tenha pretendentes?
- Quem lhe disse que não os tenho?
- Não há nenhum rapaz de que gostes?
- Os rapazes da minha idade são uns chatos. Não têm nada para dizer e metade deles parecem completamente parvos.
Ia dizer-lhe que não melhoravam com a idade, mas não quis deitar-lhe um balde de àgua fria. “

(p. 253)

Estendeu-me uma tigela fumegante de dimensões exageradas.
- Parece um penico – disse eu.
- Beba e não seja malcriado.
Cheirei o caldo. Parecia apetitoso, mas não lhe quis dar excessivas mostras de docilidade. “

(p. 314)

- Não se atreva a dizer que não a mim – replicou com dureza. – Agora vai entrar nessa banheira e lavar-se com àgua e sabão e fazer a barba. Tem duas opcções: ou o faz o senhor ou faço-o eu. Não pense que eu tenha escrúpulos.
Sorri.
- Bem sei que não.
- Faça o que lhe digo. Enquanto isso eu vou chamar um médico.
Ia a protestar, mas ela levantou a mão, silenciando-me.
- Não diga nem um palavra. Se está convencido de que é a unica pessoa a quem as coisas magoam, está muito enganado. E se não se importa de morrer como um cão, pelo menos tenha a decência de se lembrar de que há quem se preocupe consigo, embora, para dizer a verdade, eu não saiba porquê.
- Isabella...
- Para a àgua. E faça o favor de despir as calças e as cuecas.
- Eu sei tomar banho.
- Ninguém diria.
(p. 428)

- Em poucos minutos tudo está acabado, Martin. Deveria agradecer-mo.
- Acha mesmo que eu matei todas aquelas pessoas, inspector?
Grandes ergueu o revólver e apontou-mo ao coração.
- Não sei nem me interessa.
- Julgava que éramos amigos.
Grandes sorriu e abanou disfarçadamente a cabeça.
- O senhor não tem amigos, Martin.”

(p. 546)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Data publicação - Livros Stephenie Meyer

Pois é, ainda vamos ter de esperar até ler-mos o ultimo livro da Saga "Luz e Escuridão" de Stephanie Meyer...

Breaking Dawn (Amanhecer) - Junho 2009

E ainda...

The Host (em português) - Março 2009

Não percebo porque é que este sai primeiro que o outro... estas decisões editoriais ultrapassam-me!

O mesmo Jacob

Taylor Lautner vai continuar a representar o papel de Jacob no filme "New Moon". Vai ser entusiasmante ver a mudança, uma vez que o Jacob do primeiro livro é tão diferente do segundo. :)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Heir to Sevenwaters - Possiveis Prémios

"Heir to Sevenwaters" de Juliet Marillier, foi nomeado para o prémio "David Gemmell Award". Este prémio é decidido apenas por votaçao do publico. Por isso se quiserem votar podem fazê-lo aqui - http://gemmellaward.ning.com/

O livro também é finalista na Secção de Fantasia do "Aurelias Awards", cujos vencedor será anunciado este mês. Podem ver os restantes finalistas aqui - http://www.aurealisawards.com/Finalists.htm