domingo, 22 de novembro de 2009

ELSPETH - A Senhora do Pensamento - Excertos

1º Livro das "Cronicas de Obernewtyn" de Isobelle Carmody.

Contracapa:
Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência, por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo ter um designio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a instituição de Obernewtyn, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as aterríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é - e o que é.

ELSPETH - A senhora do pensamento

"Nos dias que se seguiram ao holocausto, que veio a ser conhecido como a Grande Luz, houve morte e loucura. Em parte, isso deveu-se à prolongada chuva de radiação que se abateu sobre o mundo. Aqueles que por sorte viviam em quintas e herdades remotas foram poupados ao flagelo químico provocado pela Grande Luz, embora tivessem visto o céu empalidecer e nele pressentido a morte. Estas pessoas defenderam sem piedade as suas terras e famílias impolutas, chacinando os refugiados que chegavam às centenas das cidades envenenadas."
(Introdução - pag. 9)

"Tal como acontecia com os outros orfãos, as história de Obernewtyn faziam parte do meu imaginário. Os pais usavam-nas para assustar as crianças irrequietas e obrigá-las a portarem-se bem. Mas a verdade é que o lugar permanecia envolto num grande mistério."
(Cap. três - pag. 40)

"Assim que a porta se fechou, a filha saltou para cima de mim com a faca em punho.
- Uma porca inadaptada? Qu'ajuda é qu'ela vai dar? Vê-se logo qu'é atrasada dos pirolitos - escarneceu com desdém, ameaçando-me com a faca. O sorriso licoroso da cozinheira desfez-se de imediato. Atravessando a cozinha com duas passadas, aplicou um estrepitoso estalo na filha com a colher de pau.
- Se não tem miolos, vai dar-se bem contigo, qu'és uma bela parva, Lila. "
(Cap. nove - pag. 88)

"-Os inadaptados nem sempre são o que parecem. Muitas vezes, os tratamentos revelam mais demónios.
Baixei a cabeça, com receio que os meus olhos denunciassem o ódio frio que me ardia no peito. Os únicos demónios na mente das pessoas eram aqueles que os tratamentos aí semeavam."
(Cap. dezassete - pag. 163)

"Mais importante era o modo como o Conselho reagira à descoberta de pessoas como nós. Já não tinhamos a menor dúvida de que seríamos interrogados e queimados caso fôssemos descobertos. A reacção do Conselho também demonstrava que seriam capazes de fazer o que fosse preciso para apanhar um de nós vivo e, se alguma vez chegassem a saber da minha existência e lessem os meus relatórios à luz do que se passara com Jes, deduziriam que eu tinha dons semelhantes."
(cap. Vinte e Um - Pag. 191)

Sem comentários: