terça-feira, 24 de novembro de 2009

LUA NOVA - Filme Vs Livro

Para quem está curioso para saber se existem muitas alterações do livro "Lua Nova" de Stephanie Meyer para o filme que irá sair dia 26 em Portugal, aqui está um post bem interessante no portaltwilight.com com o titulo de 20 diferenças (que deram certo) entre livro e filme ‘lua nova’

Atenção: contém spoilers e como tal não aconselho a quem não leu o livro.

Em relação aos restantes filmes, Eclipse foi filmado ao mesmo tempo de Lua Nova e portanto a data da sua chegada aos cinemas mantê-se para 30 de Junho 2010.

Amanhecer está previsto para 2011, estando ainda por decidir se serão um ou dois filmes.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PASSATEMPO - A Sacerdotisa dos Penhascos

O Blog “Noticias da Fantasia” tem para oferecer, juntamente com a Editorial Presença, 2 exemplares do novo livro da escritora Sandra Carvalho, “A Sacerdotisa dos Penhascos”6º livro da “Saga das Pedras Magicas”, que sairá para as livrarias no dia 3 de Dezembro 2009.

Para se habilitarem a ganhar um dos 2 livros que temos para oferecer só têm de participar no nosso passatempo que estará em vigor até 3 de Dezembro (até à meia noite).

Para isso só têm de ler o Prólogo do novo livro, que aqui disponibilizamos, e responder correctamente às seguintes questões:

1. Que idade têm os filhos do Rei da Lua e da Rainha do Sol?
2. O que encontrou Kelda no ribeiro?.
3. De que cor são os olhos de Halvard e da sua irmã?
4. Quem é o homem que espreita no trilho?
5. Para onde é levado Halvard?

As respostas, juntamente com o vosso nome e morada, devem ser enviadas para
noticiasdafantasia@gmail.com indicando “Passatempo – A Sacerdotisa dos Penhascos”.

Notas:
Apenas participações de Portugal Continental e Ilhas serão válidas.
Apenas é considerado uma participação por pessoa/email.
A selecção dos vencedores será feita aleatoriamente.

Boa sorte a todos!!!

domingo, 22 de novembro de 2009

New Moon - Lua Nova - filme


Já estreou em alguns países o esperado filme "Lua Nova" baseado no 2º Livro da Saga Luz e Escuridão de Stephanie Meyer.

O lançamento do filme foi um sucesso, como já seria de esperar. Num unico dia, o filme estabeleceu um novo recorde e no fim de semana alcançou a tabela de ser um dos filmes vais vistos de sempre nos EUA.

Só na sexta já tinha arrecadado 72,7 milhoes de Dolares nos Estados Unidos e Canadá. Aguardam-se os valores do fim de semana.

O Patrick, que está na Austrália, já o viu esta semana e diz adorou, que gostou muito mais do que o primeiro.

Por cá continuamos a aguardar a estreia dia 26 de Novembro.

FEIRA DO LIVRO NATAL - Estação Oriente - Lisboa




Decorre a partir do dia 19 de Novembro e até 13 de Dezembro na estação do Oriente, a VII feira do livro de Natal. Por que não dar uma espreitadela a ver se se encontra alguns livros a um preço jeitoso?





Fonte

ELSPETH - A Senhora do Pensamento - Excertos

1º Livro das "Cronicas de Obernewtyn" de Isobelle Carmody.

Contracapa:
Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência, por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo ter um designio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a instituição de Obernewtyn, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as aterríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é - e o que é.

ELSPETH - A senhora do pensamento

"Nos dias que se seguiram ao holocausto, que veio a ser conhecido como a Grande Luz, houve morte e loucura. Em parte, isso deveu-se à prolongada chuva de radiação que se abateu sobre o mundo. Aqueles que por sorte viviam em quintas e herdades remotas foram poupados ao flagelo químico provocado pela Grande Luz, embora tivessem visto o céu empalidecer e nele pressentido a morte. Estas pessoas defenderam sem piedade as suas terras e famílias impolutas, chacinando os refugiados que chegavam às centenas das cidades envenenadas."
(Introdução - pag. 9)

"Tal como acontecia com os outros orfãos, as história de Obernewtyn faziam parte do meu imaginário. Os pais usavam-nas para assustar as crianças irrequietas e obrigá-las a portarem-se bem. Mas a verdade é que o lugar permanecia envolto num grande mistério."
(Cap. três - pag. 40)

"Assim que a porta se fechou, a filha saltou para cima de mim com a faca em punho.
- Uma porca inadaptada? Qu'ajuda é qu'ela vai dar? Vê-se logo qu'é atrasada dos pirolitos - escarneceu com desdém, ameaçando-me com a faca. O sorriso licoroso da cozinheira desfez-se de imediato. Atravessando a cozinha com duas passadas, aplicou um estrepitoso estalo na filha com a colher de pau.
- Se não tem miolos, vai dar-se bem contigo, qu'és uma bela parva, Lila. "
(Cap. nove - pag. 88)

"-Os inadaptados nem sempre são o que parecem. Muitas vezes, os tratamentos revelam mais demónios.
Baixei a cabeça, com receio que os meus olhos denunciassem o ódio frio que me ardia no peito. Os únicos demónios na mente das pessoas eram aqueles que os tratamentos aí semeavam."
(Cap. dezassete - pag. 163)

"Mais importante era o modo como o Conselho reagira à descoberta de pessoas como nós. Já não tinhamos a menor dúvida de que seríamos interrogados e queimados caso fôssemos descobertos. A reacção do Conselho também demonstrava que seriam capazes de fazer o que fosse preciso para apanhar um de nós vivo e, se alguma vez chegassem a saber da minha existência e lessem os meus relatórios à luz do que se passara com Jes, deduziriam que eu tinha dons semelhantes."
(cap. Vinte e Um - Pag. 191)

sábado, 21 de novembro de 2009

DÍVIDA DE SANGUE - excertos

2º Livro da "Saga do Sangue Fresco" de Charlaine Harris


Dívida de Sangue


"Reconhecera que, se tocasse as pessoas enquanto lhes lia os pensamentos, isso tornava a imagem mais clara... como mudar para a televisão por cabo depois de usar uma antena. E descobrira que, se 'transmitisse' imagens tranquilizantes a alguém, conseguia fluir como água através do seu cérebro.
Poucas me agradariam menos do que fluir pela mente de Alcee Beck. Mas, mesmo que de forma absolutamente involuntária, via um panorama completo de reacção profundamente supersticiosa de Alcee à descoberta de que havia um vampiro a trabalhar no Merlotte's, da sua repulsa por perceber que eu era a mulher de que ouvira falar que namorava um vampiro e da sua profunda convicção de que a homossexualidade assumida de Lafayette fora uma vergonha para a comunidade negra."
(cap 1 - pag 20)

"- A tua blusa estava tão esfarrapada que precisámos de a retirar - disse Pam, esboçando um amplo sorriso. - Amparámos-te no colo à vez. Foste admirada, Bill ficou furioso.
- Vai para o diabo - foi tudo o que me ocorreu dizer.
- Quanto a isso quem poderá saber?"
( cap. 3 - pag. 42)

"Depois das malas serem lavadas para o quarto (suficientemente grande para um caixão e para uma cama), o silencio na pequena sala tornou-se desconfortável. Havia um pequeno frigorifico bem abastecido com PureBlood, mas, naquela noite, Bill preferiria o produto genuíno."
(cap. 4 - pag. 67)

"A placa sobre o relvado cuidado anunciava: 'CENTRO DA IRMANDADE DO SOL - SÓ JESUS REGRESSOU DA MORTE'.
Com um ronco de desprezo, saí do carro de Hugo.
- Aquilo é falso - referi ao meu acompanhante - Lázaro também regressou da morte. Os idiotas nem sequer conseguem perceber as Escrituras."
(cap. 5 - pag. 104)

"-Posso ajudar-te a entrar na banheira se quiseres, Sookie - ofereceu Eric.
- Não me parece. - Queria um banho mais do que qualquer outra coisa neste mundo. E não queria voltar a vestir aquelas roupas em toda a vida, mas nao tomaria banho nenhum com Eric por perto.
-Aposto que serás encantadora nua - disse Eric, apenas para me dar ânimo.
- É verdade. Sou tão apetitosa como um grande bolo com creme."
(cap. 6 - pag. 148)

"-Sookie - disse Eric. Não me pareceu que tivesse ouvido uma palavra. - Entrega-te a mim.
Era bastante directo.
- Não - respondi-lhe, no tom mais decidido que consegui. - Não.
- Proteger-te-ei do Bill.
- Serás tu a precisar de protecção! - Quando pensei naquela frase, não me orgulhei dela.
- Achas que o Bill é mais forte do que eu?"
(cap. 10 - pag. 207)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Sacerdotisa dos Penhascos - Sandra Carvalho

Vai ser no dia 3 de Dezembro que irá sair nas livrarias mais um livro da Sandra Carvalho.

O sexto da «A Saga das Pedras Mágicas» chama-se "A Sacerdotisa dos Penhascos" e, em principio, não será o ultimo!
Estejam atentos pois juntamente com a Editorial Presença iremos fazer um Passatempo onde daremos 2 exemplares deste livro!!!



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - 2º PARTE


EU - Ao fim de três livros não consegui adorar a Trilogia dos Mundos Paralelos de Philip Pullman, por mais que me esforçasse. Gostei do conceito geral de toda a história, mas nunca me senti inteiramente apegada às personagens nem ao enredo, excepto talvez num pequeno acontecimento ocorrido no 3º livro. Não gostei do final e isso também contribuiu para o meu desapontamento. Num livro repleto de fantasia tudo pode ser manipulado e o autor poderia ter dado um rumo diferente à história, na minha opinião.

Em Busca do Carneiro Selvagem de Haruki Murakami – A escrita do autor é bastante fluida e o livro lê-se muito bem, contudo a história não me cativou nem um bocadinho embora tenha passado o livro inteiro com aquela esperança que o livro me fosse surpreender a qualquer momento, o que não aconteceu. Talvez não seja simplesmente o meu tipo de história.

O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão de Eric Emmanuel Schmitt - Às vezes os livros pequenos tocam-nos mais do que um de maior volume e foi o que aconteceu com este. Foi uma leitura deliciosa que fiz em menos de duas horas, mas que me fez ansiar por mais. Fiquei surpreendida.


MARTA

Leu o “Enxofre” de Douglas Preston e Lincoln Child: ”O fim não fui muito surpreendente. Acaba por ser um livro cuja história inicial tinha muito potencial, mas a forma como se foi desenrolando não foi das melhores.”


Agora está a ler “O jogo de Gerald” de Stephen King:Estou a gostar muito, mas é preciso ter estômago para este livro... muito descritivo e bastante terror psicológico, não faço a mínima ideia de como pode acabar...vamos ver!”



MONICA M.

Leu “Belladona” de Anne Bishop: "Estive quase (quase nada) com pena do Devorador, pois até ele precisa da esperança do coração. A continuação do romance do Sebastian poderia ter sido um pouco mais desenvolvido, mas não é um livro sobre ele. De uma forma geral gostei, mas estava á espera de mais. "



MONICA R.

Leu "Orbias" de Fábio Ventura: "ODIEI!! É um insulto ao leitor, não sei como podem publicar um livro assim... fiquei extremamente ofendida pelo livro começar com uma lenda e no final do livro desmentirem essa lenda. As lendas fazem parte do património oral, podem não ser inteiramente reais (Tudo bem.) mas há uma personagem na história que é eterna, é tão antiga como a criação do mundo e o autor não se lembrou que pelo menos essa personagem tinha de saber a verdade... Compreendo que o autor queira surpreender, mas isso não lhe dá o direito de ofender a inteligência do leitor... É um livro sem ritmo, muito parado e que quando parece que vai avançar... arruína a história, já para não falar da quantidade de erros ortográficos... Não aconselho a ninguém. "

PATRICK

Leu "A Filha da Profecia" de Juliet Marillier: "Até há um capítulo atrás, não estava a gostar muito do livro, pela maneira que a personagem principal é tão cega em relação ao pai, uma personagem que já conhecíamos do livro anterior.
Fainne é tão teimosa, o livro já me estava a irritar – talvez por ter um começo tão diferente dos anteriores (fora da Floresta Sevenwaters). Entretanto, a historia está a desenrolar-se e finalmente vejo Fainne a seguir um caminho que esperava. Estou intrigado como é que este livro irá realmente acabar, visto que supostamente concluiu a trilogia. (Se esquecermos "O Herdeiro de Sevenwaters" que afinal, só foi publicado acerca de um ano.)
Aguardo a minha opinião final, embora duvido que goste tanto deste livro quanto gostei do primeiro, "A Filha da Floresta". "


PAULA

Leu o "Diario secreto de Ana Bolena" de Robin Maxwell: "Adoro o reinado Tudor (Inglaterra), com um especial carinho pela Anne Boleyn e pela Elizabeth I (faz-me tanta confusão passarem de Elizabeth para Isabel...). Adorei o livro, mesmo o fim não me desapontou. Sendo recheado com figuras históricas é claro que há coisas que não se podem mudar completamente, como por exemplo morte de personagens, e cabe ao autor escrever algo que não transmita ao autor algo sem qualquer tipo de emoção, com um fim completamente seco. A Robin Maxwell consegue com a história fazer viver a época e não dar um abismo de vazio, dando uma certa moral da história ou uma ideia de karma: o que é mau não serve só para nos deitar abaixo, mas ajudar a desenvolver/crescer. "

DIANA

Devido aos deveres e obrigações da faculdade tem estado a ler:

“A History of Reading”, de Alberto Manguel - "O autor tenta construir uma história sobre a evolução da leitura ao longo dos tempos, cruzando acontecimentos pessoais e históricos, sociais, em vários pontos do globo. É bastante interessante e descobrem-se coisas muito engraçadas."



Ao mesmo tempo anda a ler Ensaios de Virginia Woolf, o mais conhecido é” A Room of One's Own”. - Aqui ela faz a apologia da independência da mulher (ela escreve no início do século XX). Para a mulher poder ser criativa ela precisa de independência financeira e de um quarto só dela.

LUA VERMELHA - SIC

Com tanta literatura fantastica por aí vão fazer uma espécie de imitação. (quase que chorei a rir)

É por essas e por outras que eu praticamente não vejo televisão.



terça-feira, 10 de novembro de 2009

ALIANÇA DAS TREVAS - Anne Bishop

É já no dia 13 de Novembro que aparece, em português, mais um livro da escritora Anne Bishop!

Aliança das Sombras (em inglês: The Shadow Queen) tem como cenário o mundo das Joias Negras.


Vai ser uma prendinha para colocar debaixo da arvore de Natal! :)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - 1º PARTE - VAMPIROS

Bem, mais um a vez dividi a leitura mensal em duas partes, sendo a primeira inteiramente dedicada à leitura vampírica! :)

A IRMANDADE DA ADAGA NEGRA

MONICA R – Depois de ter lido “Na Sombra da Noite” – 1º livro da Saga “A Irmandade da Adaga Negra” de J. R. Ward - não aguentou esperar pela tradução dos restantes para português e encomendou tudo o que havia até à data em inglês.

Lower Eternal (2º livro)
O vampiro Rhage tem dentro de si um monstro que quando se liberta, o torna perigoso para todos os que o rodeiam, incluindo os seus irmãos. Aqui vai encontrar alguém que vai domar a fera...

Lover Awakened (3º livro)O FAVORITO
Não tenho dúvidas que este é o melhor livro que li este ano! É a história de um vampiro torturado pelo passado (Zsadist) que encontra pela frente uma vampira determinada. É uma história repleta de sensualidade e que nos prende do primeiro ao último minuto. A beleza por vezes não é tudo, e este vampiro tem cicatrizes no exterior e no interior... que só o tempo ou alguém poderão apagar ou atenuar.

Lower Revealed (4º livro)
O único humano que faz parte da Irmandade da Adága ( Butch) encontra uma vampira que lhe mudará a vida para sempre.

Lower Unbound (5º livro)
Um dos vampiros da Irmandade é atingido a tiro e vai parar a um hospital de humanos... a doutora que o opera, salva-lhe a vida, ou será ao contrário? É um livro cheio de suspense e que nos deixa suspensos até ao fim.

Lower Enshrined (6º livro)
A história de Phury, gémeo de Zsadist, que sacrifica o seu voto de castidade pela Irmandade e que tem pela frente a missão de engravidar dezenas de virgens para que nasçam mais guerreiros para proteger os vampiros. Mas a primeira das virgens com quem se deve deitar não está para aí virada e tem, lá fora, um mundo novo para conhecer...
Estes livros contam a história dos vampiros que fazem parte da Irmandade da Adága e cujas vidas se cruzam, ainda mais porque vivem todos no mesmo complexo. Todos são diferentes mas com um objectivo em comum, salvar a Raça dos inimigos (Lessers). A escritora conta de uma forma magnífica a relação destes vampiros com as suas "mulheres" e descreve de uma maneira muito erótica a conquista do amor. A relação entre os vampiros é para toda a vida, quando se encantam por uma fêmea, ninguém os pára.

ACHERON de Sherrilyn Kenyon

Monica R. - FABULOOOOSOOOO!!! São 700 páginas de fácil leitura e de chorar por mais. Este livro mistura a Humanidade e os Deuses da Grécia e da Atlântida e é uma mistura explosiva... começa como o diário de uma jovem grega e mostra-nos até onde vai a maldade humana. É um livro apaixonante que me deixou encantada, tanto pela escrita simples e fluída, como pelas personagens e pela história envolvente. O engraçado é que quando pensava que a história era sobre deuses e humanos me surgiu a explicação lógica para a existência de vampiros... e mais não posso dizer...

SAGA LUZ E ESCURIDÃO

Mónica M. – Está a ler “Amanhecer” , 4º livro da Saga “Luz e Escuridão” de Stephanie Meyer.
Estou na terceira parte do livro. Não estou a gostar, muito previsível a história. A ideia central está bem conseguida, mas a escritora dá sempre grandes dicas sobre o que vai acontecer no futuro. Jacob surpreende, O Eduard continua um Senhor....a Bella (no comment).

SAGA SANGUE FRESCO

Tanto a Zélia como a Marta leram o primeiro livro desta Saga de Charlaine Harris: Sangue Fresco. A Zélia não achou nada de especial e a Marta adorou, já tendo terminado também o segundo livro “Divida de Sangue”.

Marta - “Estou a adorar, uma história de vampiros bem mais ousada do que aquelas que estamos habituadas. Também já vi a série de TV e gostei.”

Zélia – “Gostei do primeiro Livro mas o 2º está a ser uma seca, pelo menos no início. Espero que melhore.”

EU – Terminei de ler o segundo livro da Saga e gostei bastante. A escrita é fluida e agradável, com muita acção pelo meio. A personagem principal, Sookie está muito mais desenvolvida e gostei de tudo nela. O Eric está um espectáculo e as cenas entre ele e Sookie não podiam estar melhores. Uma coisa que estou a gostar nestes livros de Charlaine Harris é que cada livro tem uma história diferente, termina e acaba ali, mas ficamos sempre com o bicho atrás da orelha porque queremos saber mais coisas.

SERIE “CASA DA NOITE”
Patrick- Leu os dois primeiros livros desta série.

"Marcada"- P.C. Cast & Kristin Cast
“Custou-me um bocadinho, ao começo, integrar-me neste mundo tão obviamente Norte-Americano, mas interpretado em Português.
No entanto, depois de passar dos primeiros capítulos, deixei de estranhar tanto a língua, e segui a Zoey e os amigos pela aquela escola interessante.
Gostei muito dos poderes sobrenaturais atribuídos aos vampyros, e gostei ainda mais dos temas que as autoras abordaram, mas de uma maneira bem original, tais como a mitologia e os ritos de origem pagã.
Fiquei tão contente com o livro que assim que o acabei de ler, comecei o segundo sentindo-me como se ambos fossem um livro só.


"Traida" - P.C. Cast & Kristin Cast
"Traida mostrou ser um livro mais... escuro, mais complexo. Aos poucos Zoey começa a perceber o velho ditado que diz que os caminhos do bem e do mal não são simplesmente em preto e branco, e que existem varias facetas da vida que são bem cinzentas, ou seja, menos definidas.
Gostei da maneira como as autoras continuam a dar de Zoey uma imagem constante e correcta de uma menina de dezasseis anos. Ela tem aquela inocência, e a imaturidade de uma adolescente típica, o que a leva, por vezes a reagir de uma forma que nós, como mais velhos, achamos parva e por vezes, tola. Mas afinal – trata-se exactamente disso – de uma adolescente que, por falta de algum conhecimento, ainda reage a certas coisas de uma maneira bem diferente da nossa.
Este livro tem um final mais... aberto, e deixa-nos a ponderar o que será que vai acontecer no próximo volume, na casa da noite.
Estou em pulgas!