sábado, 7 de maio de 2011

O Leão de Oz - Excertos

"O Leão de Oz" de Gregory Maguire

Capa (interior): O Leão de Oz retrata uma batalha de vontades precipitada pelos iminentes exércitos da Cidade Esmeralda. Que sabe o Leão acerca do paradeiro de Liir, o filho da Bruxa? Que poderá Yackle revelar sobre os augúrios do Relógio do Dragão do Tempo? E o Grimmário, o livro mágico que desapareceu tão rapidamente quanto Elphaba? Será o destino alguma vez arbitrário? Poderão aqueles que foram manchados pela infâmia escapar aos seus cognomes - cobarde, mau, descerebrado, criminosamente honesto - e reclamar as suas próprias histórias para viverem honradamente nas próprias peles antes de serem esfolados vivos?
Ao mesmo tempo um retrato de um pretenso sobrevivente e um vislumbre panorâmico de um mundo colocado de cabeça para baixo com o frenesim da guerra, o novo romance de Gregory Maguire foi escrito com a compaixão e força que tornaram os seus livros clássicos contemporâneos.

Excertos

"Chegou a altura de ela morrer, e ela não morria; assim sendo, talvez definhasse, pensaram, e definhou, mas não se extinguiu; chegou então a altura de receber a derradeira absolvição, por isso colocaram-lhe velas na clavícula, mas ela não consentiu tal coisa. Blasfemou com prazer e derrubou os óleos perfumados por cima da mortalha que fora colocada numa tripeça ali ao lado. - Deus a ame - disseram num tom amargo, pouco convincente, ou talvez quisessem dizer "Que o Deua Inominado a ame, à nossa impenitente irmã Yackle, pois nós seguramente não conseguimos".
(Depoimento de um Oráculo - Cap.1 - pag. 27)

"-O coração de um Leão - murmurou Yacke, quase ronronando. Brr resistiu à tentação de imaginar que ela estava a ser sarcástica, mas não conseguiu resistir ao efeito dominó das memórias, uma após a outra, que havuam posto fim à sua infância. O ímpeto da mente consegue ser involuntária e vexatoriamente caprichoso."
(O Infantário na Floresta - Cap. 2 - pag. 67)

"-Ela regressou? - perguntou Yackle. - Ela está aqui?
- Quem? - devolveu Brr. Reprimiu um estremecimento de triunfo. Funcionara. Até uma vidente se podia sobressaltar, ao que parecia. - A qual delas se refere?
- A Elphaba, é claro - respondeu Yackle.
E por muito obtuso que fosse, Brr conseguiu pressenti-lo: a simples menção de Elphaba, da sua lamentável história, fizera o sangue correr mais depressa nas vetustas veias de Yackle."

(O Infantário na Floresta - Cap. 6 - pag. 110)

"Não evitou pensar em Dorothy, não precisava de o fazer. Evaporara-se para longe de Oz tão eficazmente quanto a Bruxa. Seria de pensar que Dorothy fora trazida de fora com o único intuito de se envolver humidamente com a Bruxa. Mas isso era paranóia, não era? Dorothy que se fodesse, por assim dizer."
(Um Cobarde Patriota - Cap. 6- pag. 199)

Sem comentários: