domingo, 2 de agosto de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - Agosto- 2º parte


Monica M. – A ler: "O Egipto - Notas de Viagem" de Eça de Queiroz.
"Uma deliciosa visita ao Eghito, com as belas reflexões do Eça, deixo-vos esta:
«Os árabes contam isto, dizendo: Allah akbar!- Deus é o maior. São duas colunas que assentam sobre o mesmo pedestal. entre elas há um espaço estreito: aquele espaço serve para avaliar os pecadores. Aqueles que podem passar entre as duas colunas, são inocentes de toda a culpa: Maomé sorri-lhes e passarão sobre a ponte d`El-Sirati; se porém, algum pecador tentar atravessar, as colunas apertam-se e o corpo não passa.
(...)
«O nosso drogman, que nos contou esta legenda, subiu ao pedestal e passou rindo, entre as duas colunas, com a satisfação alegre da sua inocência. O meu companheiro também passou. Eu tentei, mas logo me convenci de que as colunas estavam no segredo dos meus pecados: percebendo quem eu era apertaram-se! O facto, é que não atravessei. Alguns arábes,em redor,vendo um castigo tão manifesto, lamentaram-me, tentando consolar-me bondosamente.»

Patrick – Terminou de ler "Practical Magic" de Alice Hoffman.

Nota: Não existe o livro em Português (só em brasileiro) com o nome de “Da Magia à Sedução”

"Gostei imenso do livro e como se pode esperar, é bastante diferente do filme. As personagens sao um pouco diferentes, mas a historia basica, a ideia original de Hoffman está realmente presente no filme. No livro, existe menos magia, a historia sendo mesmo sobre as pessoas, as suas vidas e os relacionamentos com as outras personagens. O livro ajudava-me a adormecer facilmente, nao que eu estivesse aborrecido. "

Agora já vai a metade de ler "The Awakening"- Darkest Powers Trilogy de Kelley Armstrong” - também não existe em português.

"Logo passado de umas poucas paginas no primeiro capitulo, o livro comecou a rolar 'monte abaixo', e vai a uma velocidade constante. Sendo o segundo livro da trilogia, pensei que este talvez fosse um pouco menos empolgante, mas assim que as coisas comecaram a aquecer, e como se estivesse a seguir uma serie na televisao. Estou a adorar e realmente tenho imensa pena que a autora tenha decidido a escrever só três livros com esta personagem. Está bem que, se as criancas encontrassem os adultos *certos* a quem pedir ajuda, estariam perfeitamente salvos ao final da serie, mas tenho um pressentimento que me diz que aquilo se calhar não acaba em bem. (Pelo menos, não para a maioria dos personagens.)”

Tanto o Patrick como a Diana começaram a ler o meu livro “As Pedras de Aurea” – livro 1.

O Patrick já começa a formar uma opinião:"Estou a gostar bastante desta historia e da ideia com que foi criada. Estou mesmo intrigado para com a pedra vermelha e o seu verdadeiro significado. A historia em si talvez esteja mais escrita para adolescentes, mas confesso-me fascinado com Isa, e o que possa vir a acontecer aquela pobre rapariga.”



Diana – Terminou de ler “The Pillars of the Earth”, em português “Os Pilares da Terra”, de Ken Follet e o livro ficou um pouco áquem das suas espectativas.
“A história é engraçada, há uma boa descrição da vida na Inglaterra no século XII, as personagens são interessantes, mas há alguns momentos mortos que tornam algumas partes enfadonhas. Além disso, sempre que há um acontecimento importante e empolgante isso é descrito do ponto de vista das várias personagens principais, o que torna monótono estarmos a ler o mesmo acontecimento 3 ou 4 vezes, mas de um ponto de vista diferente... Para além da descrição pormenorizada de técnicas de arquitectura e da construção da catedral que não interessam a ninguém (ou pelo menos a mim)”

Sem comentários: