quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A personagem GAY em "Heir to Sevenwaters"

Juliet Marillier tem recebido algumas criticas em relação ao facto de ter incluido uma personagem gay na história "Heir to Sevenwaters". Colocou os seus pensamentos no seu blog. Aqui está um pouco da tradução.

"No meu recente livro, Heir to Sevenwaters, ficou conhecido que uma personagem significativa – vamos chamar-lhe de X – é gay. Isto não é algo central da história contudo tem um papel que influencia o futuro de algumas personagens. Esse facto apenas surge numa conversação e a protagonista fica um pouco surpreendida de nunca se ter dado conta da situação até aquele momento. A sua aceitação imediata da situação sem quaisquer complexos é como eu responderia se estivesse na sua situação.

Esta parte do livro provocou algum feedback. (…) Alguns dos meus leitores já conheciam X, uma personagem principal do livro anterior “A Filha da Profecia”. Eles não sabiam a natureza do seu relacionamento com o seu melhor amigo/a, Y.

Primeiro, alguns leitores elogiaram-me por ter incluído uma relação gay num ponto de vista positivo. Fiquei contente uma vez que era isso que eu intencionava fazer.

Segundo, alguns leitores (femininos) expressaram o seu desapontamento por X não ir ter um relacionamento amoroso heterossexual em alguma altura na história. Eu esperava esta reacção e compreendo-a completamente.

O terceiro tipo de leitor preocupou-me. Uma ou duas pessoas acharam que este desenvolvimento não era o adequado para a personagem – eles acharam que era inconsistente de acordo com aquilo que eu tinha escrito sobre X nos livros anteriores. Claro que um escritor nunca gosta de ouvir que a sua caracterização das personagens não está a funcionar para os leitores, especialmente quando uma caracterização é um ponto fulcral na sua história. Eu não consigo compreender porque é que alguém dirá isso sobre X, porque o laço entre X e Y estava lá desde muito cedo, contudo nessa altura podia não ter sido mais do que uma grande amizade. Porque será que não soou verdadeiro a alguns leitores? Não tenho a certeza. Talvez as pessoas não esperavam encontrar uma personagem gay que derruba oponentes em combate e que conduz um grupo atrevido em território inimigo. Alguns podem questionar a razão de eu ter colocado uma personagem gay na história, a minha resposta para esses é: porque não?"

Para lerem tudo e em inglês : http://writerunboxed.com/2008/12/04/embracing-difference/

Sem comentários: