sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - Final de Fevereiro

Eu – Terminei ontem de ler “O Herdeiro de OZ” de Gregory Maguire. Gostei e cativou-me, mas não tanto como “A Bruxa de OZ”. Talvez tenha sido por ter ficado muito solidária com a Elphaba no primeiro livro ou talvez por ter achado que o “Herdeiro de Oz” poderia ter continuado a sua história. De qualquer maneira gostei do final, fez-me sorrir. Mas queria ler mais sobre a Candle, o Trism e a Nor. Será que vão traduzir a continuação que saiu o ano passado, "A Lion Among Us" ?

Agora estou a ler “O diário de Jack, o estripador” de Shirley Harrison que não resisti a comprá-lo quando o vi em saldos (5 €) e tinha curiosidade em saber os pormenores desta história tão falada.







Mónica M. – A ler “Teias De Sonhos” de Anne Bishop . Diz que depois de se ler a Trilogia das Jóias Negras este livro é obrigatório pois ficamos a saber mais sobre as personagens, antes, durante e depois.
“O romance está no seu melhor (Felizmente) e o Saetan o Senhor Supremo (O Eterno Papá) é um Doce. É realmente um livro a não perder para os fãs da Triologia.” E depois ainda acrescenta
“Estou a amar o livro, aquele Lucivar é uma brasa”

Mónica R. –Está a ler “Breaking Dawn” e diz que este é sem dúvida o melhor dos livros Saga Twilight de Stephanie Meyer.
“A história dá uma reviravolta logo nas primeiras páginas e nem «in my wildest dreams» eu imaginava que poderia chegar onde chegou. Está ao rubro e aconselho a não esperar pela tradução portuguesa porque é mesmo emoção a cada virar da página. Estou a adorar e devo devorar o resto das 756 páginas até amanhã.”




Cláudia F. – A Ler “A Bruxa de Oz” de Gregory Maguire. Está a gostar, mas diz que a leitura não é fácil.










Diana – Está a ler “The Bell Jar” , ou em português “A Campânula de Vidro”, de
Sylvia Plath.
“Como comecei a lê-lo à pouco tempo ainda não tenho uma opinião formada, mas lê-se bem e é sobre uma rapariga, Esther, que ganhou uma bolsa na faculdade para ir trabalhar para uma revista em Nova Iorque, nos anos 50. Porém, apesar desta situação ser o sonho de qualquer rapariga na época, Esther não está assim tão encantada quanto isso...”



Garrotes – Depois de ter visto o filme “Valkyrie” e adorado, ficou com curiosidade em relação ao tema e começou a ler “Mein kampf” de Adolf Hitler.







Patric – Está a ler “Warrior” de Marie Brennan e está a adorar a forma como a autora inventou as “Bruxas” e todo o mundo envolvente. Elas treinam a voz, desde de pequenas, para poderem cantar - pois a linguagem para os feitiços e encantos tem de ser cantada, e bem. E são, tal como no mundo real, desprezadas pelo povo 'normal'.

“Está a ser uma historia pacata, mas ao mesmo tempo empolgante, pois ambas raparigas (a 'dupla', e a verdadeira pessoa) vao ao encontrouma da outra, sem saberem. :)"Isto esta a aquecer..."
A compra do livro foi um pouco confusa uma vez que, ao que parece, o original em 2006, chamava-se 'Doppelganger', e o 'Witch' chamava-se "Warrior & Witch".Agora, ambos os livros foram publicados sobre os nomes de “Warrior” & “Witch”, respectivamente.


Marta – Acabou a trilogia da Nora Roberts: "Entre o Céu e a Terra" e gostou.

“Adorei particularmente o último, "A Cor do Fogo", o culminar de toda a história!”


Agora já está na triologia, "As Crónicas de Bridei” de Julliet Marilier ".
“Já li o primeiro, "O Espelho Negro", e amei, não podia esperar outra coisa da Julliet. Agora comecei o segundo "A Espada de Fortriu", estou ainda no inicio, mas cheia de vontade de saber o que vai acontecer!!”









Ana Paula Rosa – A ler "O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón e a gostar.








Zélia – Acabou de ler “Sebastian” de Anne Bishop.

"Acho-o engraçado, mas esperava melhor. "


Hoje começou a ler “A Jóia Perdida” também de Anne Bishop e já está a adorar.
“Acho que o vou devorar. Aliás tenho mesmo de devorar porque quero ler o “Nómada” da Stephanie Meyer.”











Vanda – A ler ainda no inicio “A Filha do Sangue” de Anne Bishop.

SANGUE FRESCO

Dia 9 de Abril é publicado o primeiro livro da Saga "Sangue Fresco" ("A Sookie Stackhouse Vampire Mystery" em inglês) intitulado "Morte até ao Anoitecer" escrito por Charlaine Harris. E, como a capa sugere, tem vampiros.

A personagem principal é humana, Sookie Stackhouse, e tem a caracteristica única poder ouvir o pensamento dos outros, excepto o do homem vampiro pelo qual se apaixona.

Estou curiosa em ler este livro cujos direitos foram comprados pela Editora Saída de Emergencia. Por isso, vou comprá-lo certamente.

Site em português - http://sangue-fresco.blogs.sapo.pt/

Site Oficial da Escritora - http://www.charlaineharris.com/

Livros até hoje da Série "A Sookie Stackhouse Vampire Mystery" (Reparem como a palavra "dead" aparece no titulo de todos os livros):
1 - Dead Until Dark (2001)
2 - Living Dead in Dallas (2002)
3 - Club Dead (2003)
4 - Dead to the World (2004)
5 - Dead as a Doornail (2005)
6 - Definitely Dead (2006)
7 - All Together Dead (2007)
8 - From Dead to Worse (2008)
9 - Dead and Gone (Saí a 5 de Maio 2009)

A série...

Os livros foram adoptados para série, intitulada "True Blood" (actualmente a passar no canal MOV. Tenho visto de vez em quando, aos sábados, por volta da 1h da tarde.)
Já este ano a actriz principal da série, Anna Paquin, que interpreta a personagem Sookie ganhou um Globo de Ouro pelo seu papel.

Site oficial da série - http://www.hbo.com/trueblood/

Trailer:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O HERDEIRO DE OZ - excertos

"-A pele precisa de cuidados por causa das feridas, por isso não podemos imobiliza-lo por completo.
'Suponho que não', pensou a monja Superiora.
Os seus olhos já não eram o que tinham sido. Inclinou-se para a frente e olhou atentamente para as linhas onde as pálperas superiores e inferiores de Liir se juntavam. Depois, ergueu-lhe a mão esquerda e examinou-lhe as unhas. A pele dele estava pegajosa, como a casca de um queijo de camalo dos vales, e as unhas, rachadas.
- Retirem-lhe o pano que lhe cinge as partes.
A irmã Médica e a irmã Boticária trocaram um olhar, mas fizeram o que lhes era pedido.
A monja Superiora tinha poucos motivos para se tornar uma perita na anatomia masculina, mas não mostrou qualquer sinal de prazer ou repulsa. Deslocou cuidadosamente o membro de um lado e para o outro e depois levantou os testículos.
- Devia ter trazido os meus óculos de leitura - murmurou"
(p. 37)

"- Olhem bem para nós: um homem de palha, um homem de lata, um Leão com um laço na cabeça como se fosse um cachorrinho! Uma rapariga, um rapaz, um rafeiro com mau feitio. Como poderiam sequer pensar que estamos do lado das autoridades? Somos demasiado...
- Estranhos? - perguntou Dorothy.
- Carentes de camuflagem? - inquiriu o Leão.
- Fabulosos? - propôs o Lenhador de Lata.
- Ridiculos? - sugeriu Liir.
- Tudo isso - decidiu o Espantalho."
(p. 77)

"- Muito bem, fique com a vassoura e queime-a - respondeu ele. - Tome a capa e queime-a também, ou então faça dela um cilício e use-a por debaixo dos seus elegantes vestidos de baile. Não importa. Deve-me uma forma de chegar a Nor e de a tirar donde quer que esteja; pode pedir o que quiser. Eu volto e servi-la-ei como servi a Bruxa. Não tenho outros planos para a minha vida uma vez resolvida a questão de Nor.
Glinda desfaleceu no banco mais próximo e soluçou."
(p. 116)

"Somos sequências de conversões químicas agindo de forma conversa, um torcido de genes agindo de forma retorcida; somos mechas de perversões neuróticas agindo de forma perversa. E não há nada a fazer em relação a isso. E não há nada a fazer em relação a isso."
(p. 168)

"As pessoas dizem 'Meu Deus' a toda a hora, mas habitualmente querem dizer 'ora bolas'"

(p. 175)


"Uma noite tentou cortar o cabelo, pois tombava-lhe para os olhos. A faca do exército ficaram romba de descascar raiz-espinheira, e a sua tentativa para a afiar numa pedra tinha sido infrutífera. Não conseguindo cortá-lo, largou a faca e começou a puxá-lo, arrancando-o pelas raízes até o couro cabeludo começar a pingar-lhe sangue para os olhos. Achou que o sangue poderia refrescar os canais lacrimais rotos e, por um instante, imaginou alfo como alívio - alívio -, mas este não surgiu."
(p. 234)


" - Criar uma memória? Para criar uma memória teria de plantar-se... não sei bem. Também quem é que quer criar memórias?
- Vou facilitar. Criar uma boa memória. Uma memória feliz.
Ele encolheu os ombros, indicando-lhe que continuasse.
- Não interessa o que plantas, mas tens de plantar com amor - concluiu ela."
(p. 270)


"A criatura fez uma pequena pausa e rodou os olhos sem levantar a cabeça, fitando-o sob o seu sobrolho de tigre.
- Para onde estás a olhar? - rosnou ele suavemente.
Um Tigre. Um Animal falante, preso como um cão de guarda, para assustar os intrusos.
Liir sentiu vontade de desatar a correr, mas ignorar a pergunta beligerante do Tigre seria sugerir uma condescendência que ele não sentia. E Elphaba teria tratado daquilo com uma perna às costas.
- Estou a olhar para um Tigre enorme - respondeu ele por fim.
- Essa é a resposta correcta - ronronou o Tigre. - Ou és esperto ou tens sorte.
- Sou apenas corajoso - disse Liir. - Tenho de ser."
(p. 300)


"- Tens a certeza que consegues voar nesse estado? - conseguiu perguntar Trism passado algum tempo.
- Que estado é esse? Estive assim toda a minha vida. - respondeu Liir. - É o unico estado que conheço. Amor amargo, solidão, desprezo pela corrupção, esperança cega. É aí que vivo, num estado permanente de luto. Isto não é novo."
(p. 358)


"A seguir Liir pensou em meia dúzia de outras crises. 'Ela sabe que o amei. Que o amo. Que ele me ama? Que ele a ama?'
Que o ama?
Que raio era aquelo verbo amar, que funcionava em qualquer direcção?"
(p. 381)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entrevista a Stephanie Meyer - VOGUE

Para quem quiser a entrevista toda pode ir para este link - http://www.style.com/vogue/feature/2009_March_Stephenie_Meyer/


Algumas partes da entrevista:


"Sou basicamente uma eremita" diz Stephanie Meyer. É uma pessoa caseira. Nunca vai ao cinema e leva bastante tempo até finalmente ver um filme. “Comprámos o Batman – Cavaleiro das Trevas quando ele saiu, e sei que iremos vê-lo um dia," diz ela.


“Subitamente apecebi-me que isto tudo estava a acontecer porque tinha escrito uma história” disse ela. “ E isto deixa-me um pouco mal disposta”


Stephanie Meyer ficou permanentemente em casa depois do nascimento do seu primeiro filho (tem três rapazes), criando uma fobia em relação às piscinas. “Sou uma mãe muito neurotica”, diz, “Os meus filhos já sabiam nadar quando tinham 2 anos.


A série Twilight teve origem num sonho. No seu Site: “No meu sonho, duas pessoas estavam a ter uma intensa conversação no meio de uma floresta. Uma dessas pessoas era uma rapariga normal. A outra era imensamente bonita, radiante e era um vampiro. Eles estavam a discutir as dificuldades inerentes: A) Estavam-se a apaixonar um pelo outro
B) O vampiro estava particularmente atraído pelo cheiro do seu sangue e estava a ter dificuldade em se conter para não a matar imediatamente
.


Demorou precisamente três meses de escrita à noite a escrever o primeiro livro da série.

Uma história interessante e controversa é o quinto livro da série Twilight, a perspectiva de Edward em relação ao primeiro livro da série. No ano passado houve uma fuga de informação e quase todas as páginas foram parar á internet. “Já ultrapassei isso mas eu sinto-me distante desse projecto. Devastou-me.” E apesar de estar a tirar uma pausa, talvez continue a história. “Estou a experimentar, neste ponto, um pouco de receio pelo palco.”

Quando estava a trabalhar no ultimo livro “Host” ele diz que: “Tinha de imaginar como é um bênção apenas ter um corpo e realmente amá-lo. E isso foi bom para mim, penso eu”.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ECLIPSE FILME - já com data prevista



Tal como o filme "Lua Nova", este com estreia marcada para 20 de Novembro 2009, também o seu seguimento "Eclipse" já tem uma data prevista de estreia : 30 de Junho de 2010.



Em relação a "Breaking Dawn" existe alguma controversia para a realização do filme. (não sei os pormenores porque como ainda não li o livro estou a evitar ler spoilers... o que por vezes é muito dificil) mas a sua autora, Stephanie Meyer diz que o livro deveria ser dividido em dois filmes devido ao seu enorme conteúdo: "it's hard to imagine it fitting into ninety minutes. The book is just so long! I can't imagine how to distill it—if I could, the book would be shorter".



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Já é possivel encomendar "NÓMADA"

Já é possivel encomendar "Nómada" de Stephanie Meyer, que saí no dia 10 de Março, em alguns sites.



Preço de Lançamento: 19,90 € (é o que eu digo... os livros agora são todos a 20 €)



No http://www.wook.pt/ tem 10% de desconto ficando a 17,91 € (isto compensa de se fizer uma encomenda superior a 40 €, pois assim não se paga portes)


A Bertrand também está em grande. Têm um preço para o livro de 17.91 € e para além disso oferecem a quem comprar online um dos três anteriores livros da Stephanie Meyer (stock limitado)


Na Fnac também está a 17.91 € e no caso da encomenda online, oferecem uma T-shirt. Além disso estão a antecipar a entrega do livro para 6 de Março.

Se alguém souber de mais alguma promoção não hesitem em dizer.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Segredo de Cibele - Excertos

Contracapa:

Um objecto antigo...

Uma missão perigosa...

Um rasto de sinais mágicos.

Um triangulo amoroso supreendente...

Uma rapariga aventura-se pelas esquinas proibidas de uma cidade misteriosa e entra no Outro Reino encantado. Porém, conseguirá ela ultrapassar os inconcebíveis testes de bravura, sabedoria e amor verdadeiro?



-- Excertos:



" - Pirata bexigoso! - ouvi o nosso comandante gritar, conseguindo esgueirar-se.
O barco maior estremeceu, como se respirasse fundo, e passou pelo nosso. As duas embarcações pareciam duas bailarinas a efectuar uma graciosa pavana aquática. O vento soprou e arrancou-me o lenço vermelho. Quando o pedaço de pano escalarte passou entre os dois barcos, vi um homem a subir para a amurada do três mastros com uma facilidade assombrosa, perfeitamente equilibrado. O marinheiro agarrou-se a um cabo, inclinou-se para fora, sobre as àguas tumultuosas e apanhou o lenço no ar enquanto o navio continuava de vento em popa." (p. 13)


"Abruptamente, o enorme jovem caiu de joelhos, apanhando-me de surpresa. Os seus olhos ficaram quase ao nivel dos meus.
- É a mercadora que está à procura de um guarda-costas? - perguntou ele num grego fluente.
Sorri. Não pude evitar. Se me fosse dado voto na matéria, escolheria aquele gigante só por causa daquela pergunta." (p. 26)


"- É melhor ter cuidado com o Duarte Aguiar, Paula. Ele tem um grande encanto superficial como, sem dúvida, já reparou. As mulheres andam todas atrás dele. Porém, abaixo da superficie vive uma determinação sombria. E voçê é nova. Não deve envolver-se com um homem como ele.
- Fico avisada - disse eu com um sorriso, expressando uma confiança que não sentia. Apesar de o pouco que sabia do português ser mau, de certo modo gostara do nosso encontro embaraçoso, o meu dia ficara mais excitante." (p. 58)


"Quando o vendedor me entregava a musselina envolta num tecido protector, Stoyan apareceu com um pacote debaixo do braço.
A multidão afastou-se para o deixar passar.
- O seu cão de guarda está quase a ladrar - murmurou Duarte ao meu ouvido.
Através da seda fina do meu lenço, senti o calor da sua respiração. Um momento mais tarde, sem eu perceber bem como, o nosso guarda-costas estava entre mim e o português.
- Eu escolto-a, Kyria - disse ele, como se o outro homem fosse invisivel.
Espreitando em volta do volumoso corpo de Stoyan, vi Duarte encostado a um pilar, como se não fosse nada com ele." (p. 90)


"(...) Duarte pegou-me na mão, inclinou-se sobre ela e, com um olhar cheio de malícia, afastou-me do grupo que, entretanto, trocava observações jocosas.
- Com essa cor - disse ele em voz baixa - parece uma borboleta exótica, menina Paula. Ou um fruto tentador, talvez, vermelho por fora e creme por dentro. " (p. 144)


"- Paula. - A ira desaparecera na voz de Stoyan. - Vai correr tudo bem. Não chore, por favor.
- Não estou a chorar! - disse eu, furiosa. - Maldito Duarte Aguiar! A culpa é toda dele!
Mas não era. Duarte podia ter feito uma maldade ou duas, pelo menos, pondo a cadeia em movimento, mas eu era forçada a reconhecer que uma grande parte da responsabilidade era minha." (p. 190)


"- É uma rapariga muito corajosa, Paula - disse o pirata.
Eu ainda estava nos seus braços e parecia que ele não fazia tenção de me largar. O meu coração batia com toda a força, mas eu não sabia se de terror, alívio ou outra coisa completamente diferente.
- Estou orgulhoso de si - acrescentou ele num murmurio.
- O pensamento de que vou ter de fazer isto outra vez é que me preocupa - disse eu com um sorriso trémulo, afastando-me dele." (p. 238)


"O português tinha um corte na face, como que de uma chicotada, e em redor do braço uma serpente verde, brilhante, aparentemente tranquila, com os olhos pálidos transformados em duas fendas.
-Não me pergunte - disse ele num sorriso torcido. - Digamos que esta pequena amiga tinha muitas irmãs bastante maiores e menos amigáveis e que mudei de ideias em relação à minha habilidade com cordas. Se alguém me voltar a pedir para subir uma, enrolo-lha no pescoço." (p. 282)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eu pensava que era uma brincadeira...


... até ter ido ao site da Amazon e confirmado que era verdade.

E como o titulo por si já o diz: é a história de "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, misturada com Zombies (esta parte de Seth Grahame-Smith)

Sái dia 13 de Maio 2009.

Eu acho que a Jane Austen vai dar voltas no tumulo quando isto for lançado.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Uma visita às livrarias

Algo que me dá prazer em fazer é passear pelas livrarias e dar uma vista de olhos pelas novidades. Foi assim que encontrei a Juliet Marillier e a Anne Bishop, por isso o método não é muito mau. Digam o que disserem, mas ter um livro na mão é diferente de o ver na internet.

Começei pela Fnac uma vez que tenho uns vales para gastar.

De todos que os vi houve um que me saltou à vista e me deixou curiosa... Elspeth - Os Libertadores do Pensamento de Isobelle Carmody. Na capa tinha qualquer coisa como "A não perder pelos fãs de Juliet Marillier e Marion Zimmer Bradley". Desfolhei-o, achei-o interessante mas o preço (19,90 € ) desmotivou-me a compra. Depois descobri que era o volume 2 de "As Crónicas de Obernewtyn”. Procurei o 1º nas estantes, Elspeth - A Senhora do Pensamento, este já custava 17,95 €, mas só havia um e com a capa em mau estado. Desisti da compra.

Mas ainda tinha os vales para gastar... e tinha trazido duas ideias de livros a comprar que não conseguia achar nas prateleiras:


* A mulher do viajante do tempo de Audrey Niffenegger- que me foi sugerido pela Therese Walsh que costuma escrever no site http://writerunboxed.com/


* O Labirinto Perdido de Kate Mosse - Recomendado pelo Patrick.

Fui às informações e disseram-me que o primeiro estava esgotado na editora ( preço 20 €) e que o segundo só mediante encomenda (24,40 €). Perante os preços fugi.

Mas decidida a trazer para casa um livro ainda fui à Berthand. Os preços eram os mesmos (apesar de a Berthand ainda fazer 10% de desconto a quem tenha cartão, mas para isso mais vale esperar e comprar na segunda segunda- feira do mês que é quando fazem 20%). Porém, tinham "O labirinto Perdido" na estante e pude vê-lo de perto. (É grande!)

Cheguei a casa, fui espreitar o
http://www.wook.pt/ e acabei por comprar 2 livros (ai que desgraça monetária), isto porque o preço do "O labirinto perdido" foi muito apelativo - custa apenas 10€ !!! (sim, era aquele que custava 24,40 €)

Além desse comprei " Elspeth - A Senhora do Pensamento" por 16,16 €. Sim a curiosidade é a minha fraqueza! :)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O QUE ESTAMOS A LER - Fevereiro

Eu - Acabei de ler a “História Interminável” de Michael Ende. Gostei muito da história, em especial do final que me emocionou.
O curioso é que apenas metade do livro corresponde ao filme “A História Interminável” e tenho de ver se o filme “A História Interminável 2” diz respeito à outra metade)
Agora estou a meio do “O segredo de Cibele” de Juliet Marillier e tou na espectativa para ver o desenrolar da história.




Monica R. – Coitada! Ainda anda embrulhada na correcção do meu livro "As pedras de Aurea" e a absorver os poucos capitulos que vou escrevendo durante a semana do livro 2.








Cláudia F. – Acabou de ler “Eclipse” de Stephanie Meyer. Adorou e na sua perspectiva achou que este é o melhor dos 3 livros que já leu da Saga até agora. Sente-se completamente viciada e com uma compaixão enorme pelo Jacob. Tal como a Vânia quando acabou o 3º livro, também ela gostaria que a Bella ficasse com o Jacob no final.
Tentou pegar noutro livro para ler, mas desistiu nas primeiras páginas. Assim, aconselhei-a a ler o “Midnight Sun”, os 12 capitulos que a Stephanie Meyer disponibilizou na net.
“Tenho vontade de abraçar o Jacob, de gritar com o Edu e obrigar a Bella a recuar nas suas decisões”



Zélia – A ler "A Glória dos Traidores" 6º livro da saga "As Crónicas de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin.
“Estou a adorar! Ainda nem acabei este já estou desejosa de começar o 7º que vai sair em Março e vai chamar-se "O Festim dos Corvos".”







Marta – Acabou de ler "Herdeiro de OZ" de Gregory Maguire
“Gostei muito, não achei que ficou atrás da "Bruxa De OZ". Começa exactamente onde o anterior terminou e relata o caminho de Liir, a criança que acompanhou no final a Elphaba. Os ideais bda Elphaba estão sempre presentes o que une os dois livros e o final é muito bom!!”





Também leu "A ilha das três Irmãs" - O primeiro livro da trilogia da "Ilha das Três Irmãs" de Nora Roberts.
“É um livro envolvente, cheio de sensualidade e com magia à mistura...é uma escrita leve, e que te deixa sempre bem disposta e por isso recomendo!”
Agora está a ler o segundo livro da trilogia "Entre o Céu e a Terra".







Patrick – A ler dois livros da Kelly ArmstrongPersonal Demon” e “The Summoning”, este último da Triologia “Darkest Powers”.









Nos ultimos dias, também tem estado a ler a 'Filha do Sangue' de Anne Bishop, 1º livro da Triologia das Joias Negras. E já se sente mesmo agarrado à história.









Diana – A ler “Rainha das Trevas” de Anne Bishop, 3º livro da trilogia das Joias Negras.

“Estou a menos de 100 páginas do fim da Rainha das Trevas e nem dei pelo tempo passar. A história flúi muito bem, e quando damos por nós já estamos quase a acabar o livro!”







Monica M. e Paula (Gata Silenciosa) – A ler “Sebastian” de Anne Bishop e a adorar.



M: “Um livro cheio de pequenos prazeres, a não perder”
P:
"O Provocador é demais :D gosto imenso do livro já tou a ficar com pena do acabar."



Parece que a Anne Bishop está a invadir a nossa leitura Mensal! :)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Stephen King Não Gosta da Escrita de Stephanie Meyer

Bem, nem todos podemos ter os mesmos gostos. Para mim mais importante que a escrita é a envolvência na história. E não posso concordar com ele quando ele diz que os livros da Stephanie Meyer são para adolescentes ou tantos adultos não gostavam.

Stephen King : "The real difference is that Jo Rowling is a terrific writer and Stephenie Meyer can’t write worth a darn. She’s not very good."

Stephen King: "People are attracted by the stories, by the pace and in the case of Stephenie Meyer, it’s very clear that she’s writing to a whole generation of girls and opening up kind of a safe joining of love and sex in those books. It’s exciting and it’s thrilling and it's not particularly threatening because they’re not overtly sexual. A lot of the physical side of it is conveyed in things like the vampire will touch her forearm or run a hand over skin, and she just flushes all hot and cold. And for girls, that’s a shorthand for all the feelings that they’re not ready to deal with yet."

a entrevista toda pode ser encontrada aqui - http://blogs.usaweekend.com/whos_news/2009/02/exclusive-steph.html#more

Um concurso sem Vencedor

O júri do Prémio Bang, prémio literário promovido pela Editora Saída de Emergência, decidiu não entregar o prémio de 2008. Devo enviar "As Pedras de Aurea" para a próxima edição do concurso que vai haver ainda este ano, nesta de 2008 não participei.


"A razão deve-se ao facto de nenhuma das quase cem submissões reunir condições para ser galardoada. Para a editora Saída de Emergência este anúncio acaba por ser uma desilusão polvilhada de brio. Se, por um lado, era importante estrear o prémio com uma obra de qualidade que engrandecesse o género em geral e a literatura fantástica portuguesa em particular, por outro, o critério exigente do júri deixa-nos satisfeitos. Revela um prémio sério, criado para coroar obras de qualidade superior e que não premeia algo menor apenas para poder anunciar um vencedor."



"E, sejamos honestos, várias das submissões facilmente encontrariam editoras nacionais que as publicassem nas suas colecções de fantástico. Mas isso já terá a ver com a exigência do critério editorial."



Fonte: http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Articles.ArticleView&article_id=289

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

THE HOST = NÓMADA

Dia 10 de Março sái o último livro de Stephanie Meyer: HOST = em português "Nómada".

Porque é que este sai primeiro que o "Breaking Dawn" é algo que já não questionamos e que temos de nos aguentar com isso.

Mas continuando...

Existe um concurso para quem quiser participar patrocinado pela Gailivro, Twilight Portugal e Sapo Vídeos. Regulamento aqui -
http://imgs.sapo.pt/sapovideo/imgs/stepheniemeyer/regulamento.pdf



PS. Também não vou questionar porque não há informação disto no site da editora...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A História Interminável - EXCERTOS



"A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros.
Quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas a arder e o cabelo caído para a cara, esquecido de tudo o que o rodeia e sem se dar conta de que está com fome ou com frio...
Quem nunca se escondeu por debaixo dos cobertores da cama a ler um livro à luz da lanterna electrica, depois de o pai ou a mae ou qualquer outro adulto lhe ter apagado a luz, com o argumento bem-intencionado de que são horas de ir para a cama, pois no dia seguinte é preciso levantar cedo...
Quem nunca chorou às escondidas ou diante de toda a gente, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus a personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que se amaram e se admiraram, pelas quais se temeu e ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido...
Quem não conhece tudo isto por experiencia própria provavelmente não pode compreender o que Bastian fez em seguida."
(p. 12)


"- A imperatriz criança está doente - retomou Atreiú.- Sabias?
- Tanto nos faz, não é verdade, velha? - respondeu Morla. Parecia falar consigo mesma desta maneira estranha, talvez porque não tinha mais ninguém com quem falar, sabe Deus há quanto tempo.
- Se não a salvarmos, morre - insistiu Atreiú.
- Tanto nos faz - respondeu Morla.
- Mas se ela morrer, Fantasia deixa de existir - exclamou Atreiú. -O nada está já a alastrar por toda a parte. Vi-o com os meus próprios olhos.
Morla fixou-o com os seus olhos enormes e vazios.
- Pouco nos importa, não é verdade, velha? - gorgolejou ela.
- Mas morrereamos todos! - gritou Atreiú. - Todos!
- Ouva lá, pequeno - respondeu Morla -, e o que é que isso nos rala? Para nós já nada tem importância. Tudo nos é indiferente, não queremos saber de nada.
- Mas não queres desaparecer, Morla! - gritou Atreiú encolerizado. - Porque tu também vais desaparecer! Ou pensas que és tão velha que vais sobreviver depois de Fantasia ter deixado de existir?
- Ouve lá - gorgolejou Morla -, somos velhas, pequeno, velhas de mais. Já vivemos bastante. Já vimos muito. Para quem sabe tanto como nós, nada é importante. Tudo se repete eternamente, dia e noite, Verão e Inverno; o mundo está vazio e não tem significado. Tudo tem de morrer. Tudo passa, o bem e o mal, o estupido e o inteligente, o belo e o feio. Tudo é o vazio. Nada é real. Nada é importante."
(p. 54)


" Quando o lobisomem voltou a falar, a sua voz soou asperamente:
- Já viste o Nada, filhinho?
- Já, muitas vezes.
- Que aspecto tem?
- É como se uma pessoa estivesse cega.
- Pois bem... Quando entram no Nada, este apodera-se de vós. Passam a ser como uma doença contagiosa, que cega os homens, tornando-os incapazes de distinguir entre a aparência e a realidade. Sabes o nome que eles vos dão?
- Nao - murmurou Atreiú.
- Mentiras! - ladrou Gmork. "
(p. 117)


" -Porque está tão escuro, Filha da Lua? - perguntou ele.
- O principio é sempre escuro, Bastian. "
(p. 156)


"- Que diz a inscrição? - perguntou Atreiú.
- 'FAZ O QUE QUISERES' - leu Bastian.
Atreiú olhou fixamente o 'Signo'.
- Então é isso que diz? - murmurou ele. O seu rosto não exprimia qualquer emoção e Bastian não foi capaz de adivinhar o que ele estava a pensar. Por isso perguntou:
- Se tivesses sabido, actuarias de maneira diferente?
- Não - respondeu Atreiú -, fiz o que queria. "
(p. 205)


"- Bastian! - disse Atreiú em tom quase implorante. - Não há nada que te chame para o teu mundo? Não há lá nada de que gostes? Não te lembras do teu pai, que concerteza te espera e que deve estar preocupado?
Bastian abanou a cabeça.
- Acho que não- Talvez até esteja contente por se ver livre de mim.
Atreiú olhou para o amigo, pertubado.
- Quando os oiço falar assim - disse Bastian amargamente -, quase sou levado a pensar que se querem ver livres de mim.
- Que queres dizer com isso? - perguntou Atreiú com a voz velada.
- Ora! - respondeu Bastian. - Voçês os dois só querem saber de uma coisa. Fazer com que eu desapareça o mais depressa possível de Fantasia."
(p. 233)


"Atreiú encostou a ponta da espada ao peito de Bastian.
- Dá-me o signo - disse ele -, para teu próprio bem.
- Traidor! - gritou-lhe Bastian. - És uma criatura minha! Fui eu que dei vida a tudo o que existe! E a ti também! Viras-te contra mim? Ajoelha e pede-me perdão"
- Estás louco - respondeu Atreiú. - Tu não criaste nada. Deves tudo á imperatriz criança! Dá-me AURIN!
- Tira-mo se fores capaz! - disse Bastian
Atreiú hesitou.
- Bastian - disse ele. -, porque me obrigas a vencer-te para te salvar?"
(p. 288)