quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Stephen King Não Gosta da Escrita de Stephanie Meyer

Bem, nem todos podemos ter os mesmos gostos. Para mim mais importante que a escrita é a envolvência na história. E não posso concordar com ele quando ele diz que os livros da Stephanie Meyer são para adolescentes ou tantos adultos não gostavam.

Stephen King : "The real difference is that Jo Rowling is a terrific writer and Stephenie Meyer can’t write worth a darn. She’s not very good."

Stephen King: "People are attracted by the stories, by the pace and in the case of Stephenie Meyer, it’s very clear that she’s writing to a whole generation of girls and opening up kind of a safe joining of love and sex in those books. It’s exciting and it’s thrilling and it's not particularly threatening because they’re not overtly sexual. A lot of the physical side of it is conveyed in things like the vampire will touch her forearm or run a hand over skin, and she just flushes all hot and cold. And for girls, that’s a shorthand for all the feelings that they’re not ready to deal with yet."

a entrevista toda pode ser encontrada aqui - http://blogs.usaweekend.com/whos_news/2009/02/exclusive-steph.html#more

4 comentários:

Diana Marques disse...

é impossível agradar a gregos e a troianos, e todos têm direito à sua opinião...Se calhar quando ele compara a Rowling com a Meyer pode querer dizer que o mundo do Harry Potter é mais rico do que o das histórias da Stephenie. Digo eu, que nunca li nenhum Harry Potter...=P

Patrick D. disse...

Não se pode comparar a Stephenie Meyer com a Joanne Rowling.

A Jo pegou numa ideia e teceu uma teia de enredo e mistério.
O conto da saga 'Twilight' é uma história seguida e para quem já a leu uma vez - é simplesmente aquela 'viajem' que se quer tomar de novo.
Sempre que leio os livros do Harry Potter, descubro algo de novo que me escapou nas outras sete ou oito vezes. A Jo tem esse dom.

Mas acho que o King está a ser um pouco injusto. P'ra mim - ele tem 'o rei na barriga'. Só porque os livros da Stephenie não são complexos não quer dizer que ela seja uma má autora. Mas aqui, chamo a atenção às palavras...
(espero que as esteja a definir correctamente)

A Joanne pode-se chamar de 'escritora'. A Stephenie - somente autora. A differença no nível de sabedoria/habilidade é óbvio. Mas só espero que ambas continuem a escrever por muito tempo.

ClaudiaV disse...

Olá Diana e PatMan!

Acho que têm ambos razão. É certo que o mundo do Harry Potter é muito mais complexo que o mundo da Bella. O que eu penso é que não é preciso se ter um livro rico em ambiente quando a história por si só já é bom. Para nós, que lemos os livros da Stephanie Meyer e gostamos o que nos prendeu foi a história, e geralmente de uma maneira voraz.

Eu lembro-me de ter lido que a Rowling fazia muita pesquisa para o Harry Potter e que tinha um livro antigo que tinha encontrado onde ia buscar a inspiração para aqueles nomes esquisitos.

Um livro complexo, não faz um bom livro por si. É preciso ter história. E é por isso que o Patman diz que sempre que lê o livro do harry potter descobre algo novo porque quando lemos um livro pela primeira vez ansiamos pelo desenrolar da história e não damos muita importancia a certos pormenores.

Diana devias, nem que fosse por mera curiosidade, ler o primeiro livro do Harry Potter. Não penses no filme pois o livro é muito melhor.

Dando um exemplo de um livro complexo que não é tão bom o conjunto do Eragon, Eldest e Brisingr.
O autor consegue criar uma linguagem propria para anões, para elfos, etc só que tanto conteúdo faz com que a história ande muito lentamente. Eu, como sou a escrever, tinha colocado o que aconteceu nos 3 livros, num só.

Patrick D. disse...

Aye, aye! :)
Também recomendo. Mas, ignora completamente o filme. Ou melhor! Tenta esquecê-lo.
Se não estiveres intrigada pelo terceiro capítulo... não sei. XD